Geladeira em dia sem peso no bolso!

EcoFriendly

A geladeira é a vice-campeã em consumo de energia, mas com mudanças simples é possível reduzir a conta de energia no fim do mês!

geladeira_nopatio

Apesar de sua utilidade na casa, depois do chuveiro elétrico, a geladeira é quem mais consome energia na casa. De 25 a 30% do consumo mensal é da geladeira. Aposte em dicas simples que facilitam a diminuição de energia usada. Mude os hábitos e compare a conta no fim do mês. O No Pátio vai te dar dicas de como melhorar e ainda ajudar o ambiente. Confira!

No lugar certo!

Antes de instalar a geladeira, verifique se o local a ser colocada é ventilado e afastado das paredes. Não deixe que os raios solares atinjam seu equipamento e não a coloque próximas de fogões e estufas. Com mais calor do lado de fora, mais ela vai consumir energia para resfriar os alimentos na parte interna.

Não é só o local da geladeira que precisa ser pensado. A organização interna é fundamental para o bom funcionamento do eletrodoméstico. Disponha os alimentos na prateleira de uma forma que sejam encontrados rapidamente. Com menos tempo com a porta aberta, menos energia gasta.

Deixe tudo limpo!

geladeira2_nopatio

Dê preferência a modelos que não formam gelo nas paredes do congelador, pois o gelo “força” o aparelho. Faça sempre uma boa limpeza interna. Verifique sempre as borrachas de vedação. Elas são importantes para garantir que o ar frio não saia e o quente não entre, garantindo o funcionamento perfeito da geladeira. Observe as indicações do fabricante.

Temperatura ideal!

Nem sempre a geladeira precisa ficar ligada no máximo para garantir o bom armazenamento dos alimentos. Quando o tempo estiver mais frio, por exemplo, você pode deixar a temperatura um pouco mais alta. Fique sempre atenta ao termostato.

Colocar alimentos muito quentes na geladeira também não é uma boa ideia. O equipamento vai ter que se “esforçar” mais para refrigerar o alimento. Tenha paciência e espere esfriar um pouco do lado de fora.

Compra certa!

geladeira3_nopatio

Se a sua geladeira já está antiga, pense em trocá-la, pois uma nova pode reduzir de 11 a 23 reais na sua conta de energia. Observe se ela tem o Selo Procel, dado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia, do Ministério de Minas em parceria com o Inmetro. O selo classifica os eletrodomésticos em maiores ou menores consumidores de energia.

Mude seus hábitos e mantenha seu bolso e o meio ambiente saudáveis, pois um consumo menor reduz os gastos de recursos naturais para produzir energia. A partir de agora, nada de abrir a geladeira para ficar pensando, ok? Portas fechadas o máximo possível. Qual a sua dica para reduzir os gastos com energia?

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter