A geração Y, também conhecida por millennials, é composta por pessoas que nasceram entre os anos 1980 e 2000. Definições e características marcantes dessa geração ainda estão sendo estabelecidas, mas no aspecto geral pode-se dizer que são jovens conectados a tecnologia e que muitas vezes essa afinidade transforma-se em estilo de vida.
Esta característica pôde ser constatada em um levantamento realizado pelo Bank of American Merrill Lynch, que comprova que a maioria desses jovens prefere trabalhar em setores ligados a tecnologia do que em qualquer outro!
A pesquisa, que foi divulgada este mês, teve como objetivo descobrir algumas tendências específicas sobre a geração Y, apontando quais são as principais aspirações profissionais desses jovens. E como já era de se imaginar, 20% da geração Y vê o Google como empresa ideal para seguir carreira, deixando para trás a Apple (13%) e o Facebook (9%).
Para chegar a esta conclusão, os estrategistas Sarbjit Nahal, Beijia Ma e Felix Tran, ressaltaram oito temas bastante valorizados pelos jovens: 1- tecnologia, 2-consumidores, bebida, 3-saúde e bem estar, 4-família, 5-finanças, 6- educação, 7-mulheres e 8- a chamada “Economia Colaborativa”.
Com base nesse estudo dá para compreender que não é por acaso que empresas como Google e Facebook estejam entre as empregadoras mais almejadas pelos jovens. Mesmo em classificações que envolvem diversos setores, estas empresas acabam se destacando tanto pelo salário atrativo pago a seus funcionários quanto pelos benefícios, a cultura organizacional colaborativa e os escritórios de plano aberto.
O fato de o Google se destacar como companhia dos sonhos se dá tanto por ele englobar projetos ambiciosos na área de tecnologia, quanto pelos inúmeros benefícios oferecidos aos seus colaboradores. Além dos fascinantes salários, são oferecidos auxílio na educação, refeições sem custo, desconto em academias, folgas remuneradas, apoio ao trabalho voluntário e licença remunerada para homens e mulheres que acabam de ter um filho.
Realmente não é a toa que os millennials sonham com uma vaguinha no Google!
Fotos:Reprodução.