Médica, química, fazendeira, executiva, professora e até uma rock star a lá David Bowie. Esses são alguns dos 13 novos emojis que o Google pretende criar para quebrar o atual estereótipo da princesa, dançarina, e “coelhinhas” dos atuais emojis que representam as mulheres.
A ideia partiu da necessidade de mostrar que as mulheres podem, sim, ter qualquer profissão que queiram. O projeto foi apresentado na semana passada para o Unicode Consortium, um grupo sem fins lucrativos do Vale do Silício que julga a entrada de novos emojis no teclado oficial – programado por um código que é padrão no mundo inteiro, o Unicode.
Para convencer os “juízes”, além de citar um artigo do The New York Times, onde dizia que é absurdo as mulheres serem encaradas apenas como “aquelas que gastam”, enquanto os homens como “os que assinam os cheques”, o time do Google apresentou um projeto por escrito, no qual defende: “Não importa para onde você olhe, as mulheres estão ganhando maior visibilidade e reconhecimento do que nunca. Será que não é tempo de os emojis refletirem a realidade – que é as mulheres tendo um papel-chave na vida e nas profissões?”.
No mesmo texto, a empresa também mostra que 78% das mulheres usam emojis todos os dias – destas, 54% sentem que os caracteres relacionados ao universo feminino são sexistas, e 75% gostariam de ver mais emojis representando mulheres de uma forma não estereotipada.
Se o teclado for aprovado, você vai poder escolher entre um trabalhador ou uma trabalhadora, para cada uma das profissões. “A nossa proposta é criar um novo conjunto de emojis que represente esse leque enorme de profissões de homens e mulheres, com o objetivo de mostrar que existe uma diversidade de gênero no mercado de trabalho e para empoderar as garotas no mundo inteiro”, disse o Google.
E já que vivemos um período de efervescência tanto política quanto social, nada mais digno do que promover a equidade de gênero em todas as atividades e lugares, não é mesmo? A previsão é que até o final de 2016 os novos emojis estejam disponíveis. E você, gostou da novidade que o Google anunciou?
Fotos: Reprodução.