Greenpeace detecta produtos químicos em roupas infantis

EcoFriendly

Grandes marcas estão fabricando e comercializando vestuário com substâncias prejudiciais à saúde

greenpeace

Nesta terça-feira (14), em Pequim, na China, o Greenpeace afirmou ter detectado produtos químicos perigosos em roupas infantis que são comercializadas por grandes marcas, como Disney, Burberry e Adidas.

A organização de proteção do meio ambiente comunicou, ainda, que numa análise realizada em 82 produtos de 12 marcas foram encontrados produtos químicos prejudiciais à saúde em todos eles. Entre as marcas estão Nike, American Apparel, C&A e Gap.

“Nas análises, foram encontrados altos níveis de substâncias como PFOAs, Phthalates e NPEs – elementos tóxicos que, durante o processo de produção, estão sendo irresponsavelmente descartados no meio ambiente, e que podem gerar impactos nos sistemas reprodutivo, hormonal e imunológico dos seres humanos”, diz o Greenpeace.

Os itens analisados foram fabricados em doze regiões ou países, e um terço deles na China. O Greenpeace solicitou à China, maior produtor têxtil e primeiro consumidor de produtos químicos do mundo, que pare de usar substâncias nocivas na indústria têxtil.

O Greenpeace já acusou grandes fabricantes de vestuário outras vezes. Nos últimos dois anos, vários estudos foram publicados indicando a presença de produtos químicos, que podem causar câncer e distúrbios hormonais, em produtos de marcas como Zara, Calvin Klein, Levi’s e Li Ning.

 

Foto: Attila Kisbenedek/AFP

Inscreva-se na nossa newsletter