Guia definitivo da Homeopatia!

Comportamento|Pesquisas|Saúde

A homeopatia é um método de tratamento alternativo que trata doenças por meio de doses mínimas de remédios diluídos. O objetivo do seu medicamento homeopático é produzir no organismo uma doença artificial próxima à doença natural, para excitar o organismo a corrigir a anormalidade.

Os remédios usados no tratamento são extraídos de substâncias naturais da natureza como, minerais, vegetais ou animais, mas nunca testados em animais. Somente em pessoas sadias, chamadas de experimentadores.

Quer saber como surgiu esse sistema medicinal? Senta que lá vem história. Um médico alemão chamado Samuel Hahnemann se baseou na Lei dos Semelhantes de Hipócrates em 450 a.C, em que os semelhantes curam os semelhantes. Ou seja, em 1796, Samuel afirmou que, para tratar uma pessoa doente, é preciso que o medicamento ingerido por alguém sadio, produza os mesmos sintomas que irão aparecer no paciente doente.

Afirmando então que: o que é capaz de produzir a doença, também é capaz de curá-la. Hahnemann completa seu tratamento com mais duas teorias, as doses infinitesimais e o medicamento único.

As doses infinitesimais é o processo de diluição, na maioria das vezes comprimidos, seguida de uma agitação ou dinamização. Pois acredita-se que, esse processo desperta nas substâncias a força para atuar sobre a força vital do organismo humano. Tornando-o menos tóxico e com menos reações aos medicamentos, reforçando as doses mínimas necessárias. Por fim, o medicamento único que é resultado dos fatores citados acima em que, no tratamento o medicamento deverá ter um maior número de estímulos para os sintomas da doença apresentado.

Uffa! Esse Samuel é um danado. Quer saber mais sobre as doenças que podem ser tratadas pela homeopatia? Vamos lá que o Pátio Hype não deixa faltar uma boa dica!

1.Doenças tratadas por Homeopatia

Na maioria dos casos a homeopatia trata pacientes que não vêem mais resultados nos tratamentos convencionais ou que não conseguiram encontrar a causa do seu problema. Quando você for a uma consulta de um homeopata terá que saber seu histórico médico, pois irá responder a perguntas essenciais para o seu tratamento. Algumas doenças trabalhadas pela homeopatia são: alergias e infecções respiratórias, entorse de tornozelo, ansiedade, bronquite, diarreia infantil, fadiga crônica, infecções de ouvido, fibromialgia, febre do feno, gripe, osteoartrite, síndrome pré-menstrual, doenças reumáticas, sinusite e vertigem.

2.Vantagens e Desvantagens

Vantagens:

Tratamento que cuida do ser humano por completo e não apenas as doenças isoladamente.

É menos agressivo, trabalha com o estímulo energético e não por efeito químico de drogas.

Tratamento com custo bem menor comparado aos tratamentos terapêuticos convencionais.

Consulta mais humanizada, pois aborda questões relativas à vida do paciente.

Desvantagens:

Escassez de médicos homeopatas.

Não eliminam a dor, fortalece o sistema imunológico para tratar a causa da doença, não podendo então confiar nos medicamentos para emergências.

Por ser uma terapia o paciente também é responsável pelo seu tratamento, sendo necessário um boa relação com o médico.

Os resultados do tratamento não possuem tempo exato para obter resultado.

3.Fique atento

Se você investir nesse método, o primeiro passo é: procure um homeopata profissional e experiente. Durante o tratamento você deverá comer mais frutas e verduras e evitar hortelã, eucalipto e café, pois esses alimentos podem inibir o efeito dos remédios. Tome os remédios 15 minutos antes das suas refeições, incluindo líquidos e para preservar os medicamentos, mantenha-os em local fresco e não pegue-os diretamente com as suas mãos. A dica para tratar a ansiedade por homeopatia é primeiramente identificar o que te deixa ansioso, é o trânsito, conflitos na vida profissional ou pessoal, alterações na rotina etc. Se a sua ansiedade prejudica sua vida cotidiana, busque um homeopata, o tratamento vem sendo eficaz contra a ansiedade.

Se você já fez tratamento por homeopatia, compartilhe com o Pátio Hype e com os leitores sobre esse período. E se não, mas tem interesse? Deixe sua dúvida que faremos o possível para esclarecer!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter