Se tem uma coisa que aprendemos é que devemos sempre tentar guarda algum dinheiro no fim do mês. Esse costume não é novo e, por sinal, é bastante importante. Mas, mesmo com toda a tecnologia e segurança que os bancos oferecem, ainda tem gente que prefere guardar o dinheiro em casa. Quem nunca ouviu falar no costume de esconder dinheiro embaixo do colchão? Pois bem, um homem na Índia não escondeu suas economias exatamente embaixo do colchão, afinal, ele buscava um canto mais seguro. Mas ainda sim viu todo o seu dinheiro sumir – literalmente – e da forma mais bizarra!
Bijili Jamalayya tem 52 anos e é um fazendeiro de porcos na cidade de Mylavaram, na Índia. De acordo com o site India.com, o homem sempre manteve uma vida humilde ao lado de sua família e juntava o dinheiro a fim de comprar uma casa. Por anos, ele guardou tudo o que conseguia guardar no fim do mês e colocava em um velho baú de metal. Mas, a crise apertou e ele precisou de parte do dinheiro. E foi aí que o baque veio.
Ao abrir o baú, ele notou que suas economias haviam sido atacadas por um verdadeiro exército de cupins! Isso mesmo: cupins! Os bichos fizeram vários buracos nos maços de dinheiro que o homem guardava, deixando tudo completamente sem valor algum. Segundo o site, após ver o seu sonho destruído, o fazendeiro teria tido uma crise e desmaiado. Até a polícia foi chamada ao local verificar o tumulto. Então, Jamalayya contou aos policiais o triste fato acontecido. Ele disse que sua família não tinha conta no banco e que eles guardavam o dinheiro no antigo baú. Sensibilizados, os policiais se comprometeram em ajudar financeiramente o fazendeiro e sua família – desde que ficasse provado que eles não estavam envolvidos em nenhuma atividade ilegal.
Economias não estão seguras nem nos bancos
É fácil criticar a atitude do fazendeiro de deixar todas as suas economias em uma baú. Afinal, ele perdeu o equivalente a R$37 mil em rúpias (moeda indiana). Mas o fato é que nem em um banco há garantia de que o dinheiro esteja protegido de cupins. Isso porque, em 2008, algo muito similar aconteceu. Um exército de cupins devorou milhões em rúpias em um baú que estava dentro de um cofre de banco.
Na época, o banco tentou fugir da responsabilidade de devolver o dinheiro aos donos, mas acabou tendo que compensar o prejuízo. Então, já sabem: nada de guardar suas economias em baús!
Fotos: Reprodução