O sonho de fazer um intercâmbio com certeza se encaixa dentro da listinha de desejos de muitas pessoas por aí, e geralmente tê-lo no currículo é sinônimo de versatilidade, experiência e vontade de crescer. Se for realizado mais cedo aumenta o grau de independência dos adolescentes, melhora o nível cultural e amplia o circulo de amizades. Para quem não teve a oportunidade de viver a experiência na juventude, saiba que a venda de pacotes para estudantes com mais de 40 anos teve um crescimento significativo no Brasil em 2014.
Existem muitas modalidades de intercâmbio e eles são conhecidos por diversos nomes, de acordo com o modelo de viagem. Se você vem alimentando o sonho de preparar as malas e partir de encontro a essa enriquecedora aventura, o No Pátio o ajuda a descobrir qual é o melhor tipo de intercâmbio para você e o que é preciso ser feito para desde já, começar a se organizar.
PARA ESTUDOS
– Idioma: O tipo mais comum de intercâmbio é o de estudo de um segundo idioma, que geralmente é o inglês. Para essa língua, os destinos mais procurados são: Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Inglaterra e Austrália.
– High scool: Cursar o ensino médio em outro país. Por ser um investimento muito alto, poucas pessoas fazem esse tipo de intercâmbio. Se seus pais têm condições de bancar o High scool no exterior, é uma ótima forma de ter contato com outra cultura.
– Escolas, Colégios ou Estudantes: Alunos de diferentes escolas em diferentes países passam uma temporada um na casa do outro.
– De Universidades: Permite estudar em universidades no exterior. Há um tempo atrás era bem difícil de ser feito devido as poucas vagas existentes, do alto custo pra se manter e da proibição de trabalhar no país estrangeiro. Com a criação do Ciência sem fronteiras – programa do governo que oferece bolsas de estudo para que os brasileiros possam estudar fora – esse cenário mudou.
– Acadêmico: Similar ao de Universidades, mas se referindo prioritariamente aos cursos de mais elevado nível acadêmico, como Pós-Graduação, Especialização ou PhD.
– Científico: O aluno, já com elevado conhecimento técnico, estuda em uma instituição de ensino superior no exterior ou trabalha sem remuneração em empresas de tecnologia de ponta.
– Estudo livre: Para quem tem algum hobby, como fotografia, culinária, arte, cinema ou dança. Em outros países é mais fácil encontrar cursos de curta duração oferecidos por escolas ou até mesmo por universidades renomadas. Você pode fazer apenas esse curso ou fazer um combinado de curso de idioma + curso livre. As duas grandes vantagens são a flexibilidade e o baixo custo.
TRABALHO
– Trabalho, laboral ou de empresas: Viagem sem curso de idiomas, na qual o intercambista trabalha temporariamente e com remuneração, em uma empresa no exterior. É preciso possuir um elevado conhecimento do idioma.
– Profissional: Voltado para executivos no exterior. Oferece cursos de idiomas como Business English ou MBA no Exterior.
– AuPair: O intercambista mora e trabalha na casa de uma família anfitriã no exterior, tomando conta de crianças. Para quem quer trabalhar e estudar, mas não tem muito dinheiro, o programa de aupair é uma das melhores oportunidades.
– Trabalho e estudo: O estudante passa a parte inicial da temporada aprimorando o idioma e consecutivamente trabalha em uma empresa local, geralmente como estagiário sem remuneração.
OUTRAS MODALIDADES
– Intercâmbio em família: Ótimo para famílias que querem tirar umas “férias prolongadas” e aproveitam para estudar inglês enquanto vivem em um novo país. Ideal também para que os pais observem como seus filhos encaram os desafios de um programa no exterior antes de embarcarem sozinhos no futuro.
– Intercâmbio de Voluntariado: Para quem quer ter uma experiência ajudando as pessoas e fazendo a diferença também em outros países, é possível fazer um trabalho voluntário. Se você já tem um destino em mente, o ideal é buscar sites do próprio país que listam organizações que precisam de voluntários e entrar em contato diretamente com elas.
– Intercâmbio em navios: Intercâmbio ou curso de idiomas realizado a bordo de um navio com duração geralmente de quatro a seis meses, com direito a diversas paradas em pontos turísticos marítimos no exterior para cursos rápidos ou excursões. Os estudantes pagam integralmente pelo curso.
– Intercâmbio Para Terceira Idade – Ideal para pessoas com mais de 50 anos de idade, pois o programa geralmente inclui mais excursões e atividades do que cursos de língua.
Fazer um intercâmbio costuma dar trabalho. Muito planejamento precisa ser feito, mas agora você já conhece mais de dez tipos para escolher a melhor opção, tanto para estudo, quanto para trabalho, é hora de começar a se programar.
1° Dinheiro
Mesmo que você não tenha noção do custo, todo mundo sabe seu limite financeiro e o máximo que conseguiria investir em um intercâmbio. Esse passo é importante porque irá permitir que você encontre um programa compatível com suas condições, eliminando todas as temidas chances de “dar errado” e de se frustrar logo no começo.
2° CURTA X LONGA DURAÇÃO
Aqui vai depender do seu objetivo e de quanto você economizou. Cursos de curta duração, lógico, requerem investimentos menores (no total). Cursos de longa duração necessitam de um investimento mais elaborado.
3° IDIOMA
Importantíssimo! Existem vários destinos que falam o mesmo idioma e se encaixam no seu planejamento anterior (dinheiro e tempo) e outros passam longe dele. Portanto, pesquise.
4° DESTINO
Essa é a parte mais divertida! Depois que você definir seu orçamento, o tempo disponível e o idioma que quer estudar, o destino certo praticamente cai no seu colo. Algumas considerações são importantes de serem levadas em consideração antes de escolhe-lo:
– Prefere calor ou frio?
– Cidades movimentadas ou interior?
– O que você gosta de fazer no tempo livre (existem destinos voltados para cultura, esportes radicais, música, cinema…)?
Algumas empresas são especializadas em intercâmbio, confira abaixo algumas que prestam este tipo de serviço:
– IE-CE
A IE é uma das maiores redes de intercâmbio cultural do Brasil, com mais de 40 agências de norte a sul do Brasil.
Contato: http:/www.ie.com.br
– CI Intercâmbio e viagem
É a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Com mais de 80 lojas em todo o país já embarcou mais de meio milhão de brasileiros para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.
Contato para qualquer localidade através do telefone: 40071215
– Central do Estudante
Oferece programas de intercâmbio chancelados pelas principais instituições do setor de Educação Internacional.
Contato: http://www.centraldoestudante.com.br
São muitas as experiências positivas que são possíveis tirar de um intercâmbio, muita coisa vai depender do seu foco e do lugar que você escolher. Portanto, não desista e não desanime, com as dicas do No Pátio o seu sonho rapidinho se tornará realidade.
Fotos: Reprodução.