A intoxicação alimentar pode acontecer por uma contaminação de alimentos ou por vencimento e apesar de não ter soluções imediatas para fazer você melhorar, é possível evitar esse problema ao aderir novos hábitos a sua rotina.
Por essa razão, a equipe do Hype listou seis práticas para você adquirir no seu cotidiano e não sofrer com uma intoxicação alimentar. Lavar as mãos e evitar deixar alimentos em temperatura ambiente são algumas orientações. Quer saber mais? Desliza mais um pouco e dá só uma olhada.
1.Sempre lave as mãos antes de comer
Apesar de ser uma orientação óbvia, muitas pessoas não seguem essa dica. Lavar as mãos com água corrente e sabão 30 segundos antes de comer elimina as bactérias que podem acabar sendo ingeridas ao fazer a refeição.
2.Coloque as comidas que sobraram na geladeira
Nada de deixar as panelas do lado de fora para uma segunda rodada do almoço ou do jantar. Ao deixar os alimentos expostos a uma temperatura ambiente, você estará aumentando o risco de contaminação Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, As bactérias patogênicas, as que atacam o organismo, amam alimentos em temperatura ambiente. Portanto, almoçou ou jantou? Guarde as sobras da comida na geladeira, certo?
3.Lave os seus panos de pratos
Eles estão sempre na sua cozinha para enxugar as suas mãos depois que você as lava. Porém, quando foi a última vez que você os lavou? Exatamente, já faz um tempo, não é mesmo? Esse hábito pode facilitar o acúmulo de germes e assim poderão passar para os pratos, talheres, copos, louça, entre outros. Portanto, lave-os e mantenha a cozinha limpa.
4.Quando for ao mercado, coloque comidas refrigeradas na mesma sacola
Para oferecer mais segurança à sua comida, quando for fazer compras, separe uma sacola para guardar apenas os produtos congelados ou que necessitem de refrigeração. Dessa forma eles se manterão congelados e reduzirá os riscos de estragar esses alimentos.
5.Descongele a carne no tempo certo
Se você faz parte do grupo que deixa a carne em cima da pia para ela descongelar com a temperatura ambiente, saiba que essa é a chance que as bactérias precisavam para se instalarem na carne. A opção correta é descongelar a carne na geladeira ao longo da noite ou acionar o botão descongelar do microondas.
6.Nunca reaqueça as sobras
Essa prática aumenta o risco de contaminação e multiplicação das bactérias. Portanto, tente cozinhar a quantidade certa de comida e se você for refrigerar as sobras, descongele apenas uma vez, combinado?
Nunca é tarde para mudar os velhos hábitos e evitar a intoxicação alimentar, não é mesmo?
Fotos: Reprodução