Pouco conhecido no mercado fonográfico brasileiro, muitos artistas daqui e do exterior têm apostado no EP (sigla de extended play), que nada mais é do que um CD com menos músicas, uma novidade por aqui, mas um formato consolidado já há muitos anos no mercado internacional. Grandes nomes como Sandy, Luan Santana, Paula Fernandes e Roberto Carlos já lançaram músicas em EPs recentemente.
Em 2012, a cantora Sandy Leah promoveu seu primeiro EP Princípios, meios e fins. Com cinco músicas, o trabalho é uma espécie de première do segundo disco da cantora, recentemente lançado e intitulado SIM. “Sinto que minha carreira solo já tem um caminho definido. Essas 5 primeiras músicas ficaram prontas e deu vontade de lançar agora. Têm a ver com meu momento atual, principalmente a que fala sobre a crise dos 30 [‘Aquela dos 30’], que é o momento que estou vivendo agora”, disse a cantora, na época do lançamento.
A venda de CDs caiu 12,45% em 2012, na comparação com o ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos. A queda de faturamento das vendas de formatos físicos e só não foi maior graças ao fenômeno Esse Cara Sou Eu, de Roberto Carlos. A música, até então inédita, foi lançada junto de outras três, no formato EP.
Fotos: Reprodução