Preocupado com a situação das florestas brasileiras, o Greenpeace criou a Liga das Florestas, uma iniciativa de participação popular que quer aprovar o projeto de lei do Desmatamento Zero. Até agora já são mais de 720 mil assinaturas, mas como é uma lei popular precisa de pelo menos 1,4 milhão.
A lei institui o desmatamento zero no país e dispõe sobre a proteção das florestas nativas. Um dos artigos diz que, “fica instituído o desmatamento zero no Brasil, com a proibição da supressão de florestas nativas em todo o território nacional. A União, os Estados, Municípios e o Distrito Federal não mais concederão autorizações de desmatamento das florestas nativas brasileiras”.
As instituições apontam a Mata Atlântica como a principal vítima do desmatamento florestal no País. Hoje, ela tem apenas cerca de 7% do que seria seu território original sendo reconhecida como o bioma brasileiro mais descaracterizado.
Já o cerrado brasileiro perdeu 48,2% da vegetação original. Hoje são desmatados cerca de 20 mil km² por ano, principalmente no oeste da Bahia – na divisa com Goiás e Tocantins – e no norte de Mato Grosso. As áreas coincidem com as regiões produtoras de grãos, de carvão e pecuária.
Imagens: reprodução