Tido como um dos esportes mais violentos do mundo, o MMA – Artes Marciais Mistas, na sigla em inglês – atrai cada vez mais fãs no mundo todo. Cheio de homens e mulheres fortes, disputando no braço, literalmente, quem é o melhor, difícil imaginar que esse seja um espaço para se falar sobre saúde mental e depressão, certo? Mas um lutador provou o contrário em seu discurso de vitória e, com isso, emocionou a todos os presentes.
O britânico Patrick “Paddy” Pimblett é um lutador da categoria leve do UFC, um dos mais importantes campeonatos de MMA do mundo. Pois bem, em sua última participação no evento, o jovem de 27 anos saiu vitorioso da luta e aproveitou o espaço do discurso da vitória para mandar um importante recado. Paddy falou sobre a importância de homens também compartilharem sentimentos e cuidarem da sua saúde mental.
O atleta contou que na manhã do dia anterior à luta, ele recebeu uma mensagem contando que seu melhor amigo de infância havia tirado a própria vida. Então, ele pediu “Escute, se você é homem e tem muita coisa acontecendo… E se você acha que a única maneira de consertar isso é se matar, por favor: fale com alguém. Fale com qualquer um. As pessoas vão te ajudar”.
Após o discurso, o lutador deixou o octógono visivelmente emocionado e chorando. Ele contou que recebeu a notícia pouco antes da luta. E que subiu ao ringue “não só por ele, mas por seus amigos e pela família de Ricky [seu amigo], que está sofrendo mais em casa do que eu”. E ainda completou na entrevista pós-luta: “As mulheres podem falar e os homens não, porque acham que vão parecer fracos. Mas não, você é mais forte do que qualquer um se puder ir até seu amigo e dizer a ele como se sente.”
Ou seja: é hora de acabar com a ideia de que “homem não chora”, afinal, saúde mental é para todos, certo?
Fotos e vídeo: Reprodução