
Muitas mulheres sonham em ter filhos e cuidar deles com todo o seu amor e carinho. Mas recentemente, uma nova moda nas redes sociais tem criado polêmica e dividindo opiniões justamente por “emular” a experiência de maternidade de uma forma bem peculiar. Já ouviu falar nas mães de bebês reborn?
Os bebês reborn não são novidade, há anos eles, por si só, já dividem opiniões. Isso porque se tratam de bonecos realistas que imitam uma criança recém-nascida. Em alguns casos, os próprios pais entregam fotos de seus filhos pequenos para que artistas de bebês reborn possam recriá-los no formato de boneco realista. Pois bem, algumas pessoas colecionam, outras as utilizam em terapias. No entanto, existe um grupo específico que chama a atenção: as “mães de bebês reborn”.

O que é uma mãe de bebê reborn?
Como o nome sugere, são mulheres tratam as bonecas como se fossem filhos de carne e osso. Elas compram roupas de bebê, preparam mamadeiras e até passeiam com os reborns em carrinhos. Para muitos, essa prática pode parecer estranha. Contudo, para as mães de bebês reborn, a conexão emocional é genuína e realmente elas desenvolvem um sentimento materno real com os bonecos.
Na internet, inclusive, é fácil encontrar comunidades de mães de bebês reborn. Elas compartilham fotos, vídeos e histórias sobre seus “filhos”. Existem fóruns e grupos nas redes sociais onde trocam experiências e dicas sobre os cuidados com os reborns. Assim, criam-se laços afetivos entre essas mulheres que compartilham um interesse em comum.
O que leva uma mulher a se tornar mãe reborn
Existem vários motivos dados pelas próprias mães para tal atitude. . Algumas enfrentam a perda de um filho e encontram nos reborns um certo conforto. Outras lidam com a síndrome do ninho vazio ou com a impossibilidade de ter filhos. Desse modo, o bebê reborn preenche um vazio emocional, oferecendo a sensação de cuidar e amar. Por isso, esses bonecos são amplamente utilizados em sessões de terapia.
Contudo, essa prática também gera controvérsia. Críticos questionam se essa relação com as bonecas não seria uma forma de fuga da realidade. Além disso, levantam preocupações sobre a dificuldade de algumas “mães de bebês reborn” em distinguir a fantasia da realidade. Recentemente, um vídeo de uma terapeuta fazendo o “parto” de um reborn causou polêmica nas redes sociais. No vídeo, ela aparece simulando de forma realista o nascimento, incluindo o corte da bolsa e até mesmo do cordão umbilical.
Em entrevista ao G1, ela contou que jamais imaginou que seria tão duramente criticada pelo conteúdo, que foi feito em 2022. Principalmente porque ela não estava defendendo esse fenômeno e sequer coleciona esse tipo de boneca. Tudo o que ela estava fazendo era um vídeo de ASMR. “Dentro do segmento de ASMR, existe algo chamado roleplay, em que a gente interpreta personagens e profissões, por exemplo. Eu posso ser professora, médica ou contadora de histórias. Em 2022, interpretei uma obstetra usando uma bebê reborn, e acabou viralizando”, contou Carolina.
E aí, o que você acha dessas mães de bebê reborn?
fotos e vídeos: Reprodução