O cinema brasileiro está em festa com mais uma edição do 51º Festival de Cinema de Gramado. E este ano, a produção cearense Mais Pesado é o Céu encerrou a sua passagem pelo 5evento em grande estilo. A produção, dirigida por Petrus Cariry recebeu quatro prêmios durante o festival. Petrus Cariry recebeu os Kikitos de Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Montagem – em parceria com Firmino Holanda. Já a atriz Ana Luiza Rios levou o Prêmio Especial do Júri pela interpretação da personagem Teresa.
O júri oficial da competição de ficções do Festival de Cinema de Gamado é formado pela roteirista Elena Soarez, a especialista em pós-produção de som Catarina Apolonio, o professor e diretor de cinema e teatro Cristiano Burlan, o realizador e ator Fabrício Boliveira e a atriz Letícia Colin.
Mais Pesado é o Céu, uma história de amor e acolhimento
Rodada no sertão nordestino, a trama acompanha o encontro de Antônio (Matheus Nachtergaele) e Teresa (Ana Luiza Rios) que, por motivos diferentes, pegam a estrada em busca de reconstruir a vida. Diante de um Brasil devastado pela crise moral e política, os dois acolhem um bebê abandonado e formam uma família improvável sob o sol escaldante do interior do Ceará. O elenco ainda traz nomes como Silvia Buarque, Danny Barbosa e Buda Lira.
Mais Pesado é o Céu é o sétimo longa-metragem de Cariry. As filmagens aconteceram em 2021 nos municípios cearenses de Quixadá e Nova Jaguaribara, tendo como um dos cenários o Açude Castanhão e sua história de submersão. “Filmamos em 2021, durante uma pausa da pandemia, contornando todas as dificuldades de gravar na estrada, mas sempre acreditando no potencial de um projeto que deseja discutir o Brasil machucado de hoje. É uma alegria imensa levar esses prêmios para casa e representar o Ceará e o Nordeste em um dos festivais mais importantes do país”, afirma Cariry.
O filme cearense tem previsão de estrear em circuito comercial no primeiro semestre de 2024. Vamos valorizar nosso cinema local?
Fotos e vídeo: Reprodução