A economia verde está mesmo gerando resultados financeiros positivos para quem resolve investir e apostar na ideia. Produtos feitos com tecidos de garrafas PET tem conquistado o mercado e ganhado adeptos. Um grande exemplo de sucesso na área tem sido o da empresa Fujiro Ecotêxtil, de Blumenau, Santa Catarina. A fábrica do casal Bruno e Ana Paula Sedrez produz principalmente camisetas e ecobags com tecidos feitos de garrafas PET.
Já foram 4,5 milhões de garrafas de plástico transformadas em matéria-prima desde 2006, quando começaram neste seguimento. O negócio deu tão certo que eles abriram a bem pouco tempo um escritório em São Paulo. “Nosso ideal é poupar recursos naturais, minimizar os impactos causados ao meio ambiente e principalmente, estimular o engajamento com a causa ambiental, fabricando nossos produtos com malhas recicladas, feitas a partir de garrafas PET e algodão reciclado”, comenta Bruno Sedrez.
Em 2010 a Fujiro lançou a própria marca para o varejo, a Econcept, com foco no público feminino. “Quando soube que na Europa o consumidor paga até 100 Euros por uma sacola sustentável da Louis Vuitton, percebi que associar uma marca ao conceito de sustentabilidade poderia dar certo”, diz Bruno.
Para a Fujiro, a produção de materiais à base de garrafas de plástico é uma forma de Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos; economia de petróleo, já que o plástico é um derivado do mesmo; economia de energia na produção de novos plásticos e geração de renda e empregos diretos e indiretos.
Mesmo com a discussão ambiental estando em alta, os preços desse tipo de produto ainda continuam sendo um problema para o maior crescimento do conceito sustentável. Em média os produtos feitos de fibra de garrafa PET ainda custam até 15% mais caro. Mais a relação custo/benefício com certeza vale o investimento.
Fotos: Reprodução