Milli Vanilli, a dupla fake que enganou até o Grammy

Bizarro|Entretenimento|Música
Milli Vanilli

Quem cresceu nos anos 1980 certamente deve ter ouvido alguma música da dupla Milli Vanilli. Quem é dos anos 1990 com certeza viu alguma piada em referência à dupla. E quem é dos anos 2000 em diante precisa desse post para entender como uma dupla falsa enganou a indústria musical do mundo inteiro. Inclusive os organizadores do Grammy! Então, independente de qual geração você for, vem conhecer com a gente os detalhes dessa história bizarra que mais parece roteiro de seriado na Netflix!

Em 1988, um agente alemão chamado Franz Farian formou uma dupla musical de reggae e dance music. Fab Morvan e Rob Pilatus eram os integrantes que formavam o Milli Vanilli. No mesmo ano eles lançaram seu primeiro disco, All or Nothing e o sucesso na Alemanha foi praticamente instantâneo. Então, não demorou para que Farian investisse na carreira internacional na dupla. E assim o Milli Vanilli começou a dominar o mundo.

Mas logo começaram a surgir problemas…

Acontece que a dupla nunca cantava ao vivo na televisão. Na verdade, mesmo nos shows eles foram acusados várias vezes de playback devido ao grande número de problemas técnicos nas apresentações. E logo surgiu a desconfiança de que, na verdade, os dois não cantavam as próprias músicas. E no fim das contas era exatamente isso!

Fab e Rob não tinham o menor talento para música. Eles foram escolhidos por serem bonitos e sensuais, e só. Na verdade, as verdadeiras vozes do Milli Vanilli eram John Davis e Brad Howell. Os dois também começaram a pressionar Franz Farian e a gravadora para revelar toda a verdade sobre a dupla. Com o passar do tempo a pressão foi tão grande que o próprio Farian admitiu a farsa em 1990.

E onde entra o Grammy nessa história?

Como a gente falou antes, em 1988 o Milli Vanilli acabou fazendo sucesso internacionalmente. Em 1999 a MTV levou o grupo para uma super turnê pelos EUA. E com isso, a dupla acabou recebendo a indicação de Melhor Grupo Revelação do Grammy de 1990. E adivinhem: eles ganharam!

Milli Vanilli

Quando o escândalo veio à tona, pouco tempo depois da premiação, algo inédito ocorreu. Pela primeira – e até agora única vez – o Grammy pediu a um ganhador que devolvesse a estatueta. Mas não foram só os organizadores do prêmio que exigiram algo de volta da dupla, não! Em um ano, vários pedidos para devolução do dinheiro pago em discos e ingressos de shows foram acionados na justiça por parte dos agora ex-fãs da dupla.

Após o ocorrido, os cantores originais até tentaram seguir carreira musical, mas não alcançaram nem uma parte do sucesso do Milli Vanilli. Já Rob e Fab sumiram um tempo e depois tentaram novamente a carreira musical. Também sem sucesso. Em 1998 a dupla tentou investir novamente na música, mas um dia antes de lançarem o novo single, Rob foi encontrado morto no quarto de hotel. Segundo o laudo, ele sofreu uma overdose ao misturar tranquilizantes e bebida alcoólica.

O tempo passou e em 2003, Fab Morvan lançou um álbum, Love Revolution. Agora, todas as músicas tinham sido compostas, produzidas e interpretadas por ele. Fab ainda fez shows em parceria com John Davis, um dos vocalistas originais do Milli Vanilli, com o nome de Face Meets Voice: A True Milli Vanilli Experience (Algo como O Rosto se encontra com a Voz: uma autêntica experiência Milli Vanilli, em português). Infelizmente, John Davis faleceu de covid esta semana, aos 64 anos.

Mas gente, quanto babado hein?

Fotos e vídeo: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter