Mitos e verdades: sexo na gravidez

Comportamento|Estilo de Vida|Mulher

A gravidez é um momento único para as mulheres. O corpo passa por mudanças indescritíveis, as sensações são aprimoradas e o instinto materno surge. Mas, estar gravida não significa que tudo na sua vida vai mudar. Seu cuidado pessoal é o mesmo e o desejo sexual também!

Muitas mulheres têm dúvidas a respeito da prática sexual no período de gravidez. Existem mulheres que até preferem não transar para não “prejudicar o bebê”. São casos como esses que exemplificam a falta de informação de muitas mulheres, e até mesmo dos homens, na hora do sexo.

Porém, o sexo durante esse período tem seus benefícios. Tais como a ajuda para manter a autoestima da mulher: ela irá se sentir desejada, mesmo estando “gigante”; também, as contrações do orgasmo podem deixar a mulher bem mais relaxada, sabia?

Mas, há quem acredite que grávida não tem desejo sexual e que o sexo pode causar o aborto! Já está mais que na hora de esclarecer essas e outras dúvidas, por isso o portal No Pátio vai te ajudar com alguns mitos e verdades sobre o sexo na gravidez! Confira:

Mitos:

– Sexo na gravidez machuca o bebê

Antes que você acredite nessa afirmativa, o pênis não é fisicamente capaz de alcançar o bebê! Para alcançar o feto, ele teria que, primeiro, passar pelo líquido amniótico, depois, pela placenta, e finalizando pelos músculos do corpo. Então se seu medo era esse, pode ficar tranquila!

posicoes-sexo-gravidez

– A grávida não tem desejo sexual

Isso pode até ser verdade para algumas mulheres, infelizmente. Na gravidez, as mulheres passam por alterações hormonais tão intensas que podem influenciar negativamente na libido. Mas o que acontece, normalmente, é o contrário. O apetite e desejo sexual é intensificado, o que é bem mais interessante.

– Transar na gravidez pode causar aborto

Por causa do estado mais delicado da mulher nesse período, é verdade que muitas atividades não são recomendadas. Só que o sexo não é uma delas. Na verdade, você pode continuar transando até que o dia do parto chegue. O que pode variar é se sua gravidez for de risco, então é melhor evitar muitos movimentos bruscos. Procure seu médico e peça uma recomendação. Afinal, cada caso é um caso.

– Os homens não ficam à vontade

Mentira. A maioria dos homens, na realidade, gosta das mudanças trazidas pela gravidez, como seios fartos e curvas mais acentuadas. O que pode acontecer  é que eles fiquem receosos na hora da ação, com medo de machucar ou preocupado com a sua saúde e a do bebê. Nesses casos, o que vale é se informar bastante, para garantir a segurança que o casal precisa para levar uma vida sexual tranquila no período da gravidez!

Verdades:

– Fazer sexo alivia o estresse da gestação

O corpo da mulher está passando por mudanças muito grandes, então, quando acontece do homem desejá-la, ela se sentirá melhor consigo mesma e então o estresse de estar passando por essas mudanças se suavizará.

– Ajuda a manter a função cardiorrespiratória

Os hormônios ligados a sensação de bem-estar são liberados durante a prática, então a mulher fica bem mais tranquila e esse estado auxilia as suas funções cardiorrespiratórias.

dreamstime_m_8816058

– Aproximação do casal

É importantíssimo que o casal mantenha uma sintonia, afinal, chegará outra pessoa na relação deles. Então, nesse caso, os homens tendem a cuidar mais da mulher, amar mais e procurar ter um relacionamento mais tranquilo durante a gravidez. E isso, torna o elo entre o casal mais forte.

– O orgasmo irá te ajudar

O orgasmo te proporcionará uma sensação de relaxamento, e então, você irá ficar mais tranquila e descansada. Isso tudo em níveis maiores de hormônios e intensidade, ou seja, a calma também será maior.

Mini guia com posições ideais para o sexo na gravidez

É importante sim fazer sexo durante a gravidez. Mas é compreensível que, na maioria dos casos, a prática não é a mesma. O corpo muda e o desempenho também. Então, reunimos algumas dicas de posições que te ajudará a obter prazer e o esforço é mínimo!

– Os dois de pé

Homem e mulher estão de pé. A mulher se apoia na parede e tem as pernas elevadas pelo homem. A barriga da mulher deve estar pequena. A barriga discreta permite posições mais ousadas a em pé. Mas tome cuidado com o risco de quedas!

– Conchinha

Deitada de lado com o homem deitado também de lado, por trás de você. Essa posição só permite uma penetração superficial, pois as penetrações muito profundas podem ir ficando desconfortáveis conforme os meses vão passando.

– Cachorrinho

A mulher fica de quatro sobre a cama. O homem de joelhos fica atrás dela e a segura pelos quadris. Você precisa confiar no seu parceiro, e tenha a liberdade e confiança para dizer quando está sendo um incômodo. Essa posição é boa por deixar o esforço físico por conta do parceiro!

– Por cima

Fique por cima do seu parceiro, “cavalgando” nele. A sua barriga não irá incomodar, já que o parceiro permanece deitado e você sentada.

Dica de livro: Viver o Sexo com Prazer (Marta Crawford)

Para complementar seus conhecimentos adquiridos aqui, sobre o sexo na gravidez, nós te indicamos o livro “Viver o Sexo com Prazer“. O livro abrange diversas formas de sexo e o aproveitamento que se pode fazer, com a aceitação do seu corpo e conhecimento próprio.

No fim das contas, o que vale é aproveitar a gravidez e continuar curtindo e explorando essa nova fase da sua vida sexual. Afinal, nada melhor para o bebezinho que vai chegar, do que sentir desde cedo o amor do papai e da mamãe um pelo outro, não é mesmo?

Serviço:

Livro “Viver o Sexo com Prazer” (Marta Crawford)

Onde encontrar: Livraria Leitura

Site oficialhttp://www.livrariacultura.com.br

Preço: R$ 67,40

 

Fotos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter