Você sabia que o lixo da sua casa pode ser transformado em acessórios, objetos decorativos e até mesmo em roupas? Isso mesmo! Todos os debates sobre as questões relativas a sustentabilidade, ecologia e meio ambiente provocaram mudanças em diversos setores e o segmento da moda é um deles. Nossa equipe mostra como se vestir de forma atual e ecologicamente correta. Fique na moda!
A iniciativa que junta as tendências do mercado da moda com as preocupações acerca dos assuntos que englobam o meio ambiente invadiu as passarelas e vitrines do mundo todo e recebe o nome de “Eco-chique”. O mercado da moda torna-se, a cada dia, mais preocupado com as questões ambientais e produzir de forma sustentável é um desafio. A grife Louis Vuitton, uma das mais consagradas no mundo fashion, inaugurou até um armazém verde – onde é feito o aproveitamento da água da chuva e da luz natural, já a marca Redley, participa ativamente de campanhas de incentivo a limpeza das praias.
Quem também resolveu aderir a moda Eco Chique foi o PPR, conglomerado de luxo responsável por controlar as grifes Gucci, Yves Saint Laurent e Balenciaga, que decidiu revolucionar o funcionamento das empresas, visando a sustentabilidade. As novas ações causam menos impacto ao meio ambiente e geram benefícios sociais.
Cidades como Paris, Milão, Nova Iorque e Londres já recebem desfiles de coleções produzidas por estilistas e designers renomados que resolveram abraçar as causas ambientais e criar uma moda consciente, para que as pessoas tenham o hábito de se preocupar com os impactos causados para a fabricação das peças e busquem a moda feita com materiais orgânicos e reciclados. A estilista inglesa Stella McCartney, empenhada em difundir o consumo consciente, já aderiu a essa moda e faz uso do couro vegetal e do algodão orgânico em suas coleções.
Os looks asssinados pela estilista inglesa eram compostos por calças feitas de algodão orgânico e de cores neutras – como o marrom e o branco , peças em alfaiataria em modelos masculinos, mas que ganharam formas para o corpo feminino, camisetas leves de algodão, vestidos com tonalidades mais escuras e cintos que não eram de couro. Nada de couro nos desfiles da estilista! Stella McCartney assinou também a coleção 2011 da Adidas, que traz peças de cores fortes, estampas de leopardo e estilo único. Dentre as criações está a linha Gym Yoga com looks confeccionados em 100% algodão orgânico, sem abrir mão do caimento que valoriza a silhueta feminina.
Quer saber mais sobre como vestir-se de forma moderna e entender melhor a necessidade de consumir de uma maneira que não ameace o futuro do planeta? Uma boa dica é o livro Eco Chic – O guia de Moda e Ética para a consumidora Consciente, da escritora Matilda Lee. Vale a pena conferir!