Se tem uma frase que costumamos ver bastante nas redes sociais é que o brasileiro precisa ser estudado pela NASA. Principalmente em relação à sua criatividade na hora de inventar comidas que parecem saídas de um sonho de uma pessoa gulosa e faminta. Afinal, são tantas invenções gastronômicas que acabam virando modinhas culinárias e tomam conta das redes sociais que fica até difícil acompanhar. Mas por mais que algumas sejam de fato deliciosas, outras acabam gerando polêmica na internet, e dividem opiniões. E hoje vamos relembrar algumas e levantar a discussão: é bom de verdade ou poderia sair de moda?
As taças, copos ou xícaras lambuzadas
À primeira vista aprece interessante: lambuzar o recipiente de sobremesa com calda, doce, bombons, chocolates, farofas crocantes de biscoito e afins. Afinal, doces nunca são demais, certo? E por causa do visual chamativo, essa é uma das modinhas culinárias que sempre está em alta nas redes sociais. Enquanto os defensores acham tudo lindo e delicioso, os críticos não aprovam e dizem que além de ser difícil de comer, acaba desperdiçando alimento por algo que nem é tão bonito assim. E ainda tem quem questione a questão de higiene na hora de “lamber” o recipiente. E o que vocês acham?
O “fit” que não é nada fitness
Receitinhas supostamente fitness sempre existiram mesmo antes da internet. Mas com a grande rede, elas logo fizeram sucesso. E durante a pandemia então, várias comidas ganharam suas versões supostamente fitness. Mas nem tudo era tão saudável assim. Afinal, um “leite condensado fit” feito com leite em pó não é tão mais saudável nem tão menos calórico. Isso sem falar na moda de tirar o glúten e a lactose de absolutamente tudo como se fosse mais saudável e menos calórico. E também vender a ideia de que um brigadeiro de chuchu ou um macarrão de abobrinha são tão deliciosos quanto o brigadeiro normal ou aquela macarronada tradicional. Pode até doer menos na consciência de alguns, mas dizer que é a mesma coisa não rola, não acham?
Carne vegetal industrializada
Ok, cada vez mais as pessoas enfim parecem estar tomando consciência da importância de reduzir o consumo de carne animal. Afinal, é uma questão de saúde física e também ambiental. Mas não tem como negar que a carne vegetal industrializada foi uma das maiores modinhas culinárias dos últimos anos! É algo que não é tão saudável por ser, como qualquer produto industrial, cheio de corantes e conservantes. E não dá para quem é vegano comprar carne vegetal feita por uma empresa que também vende carne “de verdade”, certo? Mas por outro lado, os defensores desse item dizem que é preciso ter uma opção de entrada para quem está na transição para o vegetarianismo e ainda não tem muita prática em substituir o alimento.
TUDO de sushi
Gente, já notaram que a criatividade brasileira foi longe demais no quesito “comida japonesa”? A gente até brincou aqui durante as olimpíadas dizendo que os japoneses odeiam os brasileiros justamente pelo que fizemos com o sushi. Afinal, pizza de sushi, bolo de sushi e até sopa de sushi foi levar essa tradicional comida japonesa longe demais, não acham? Mas ela segue tomando conta das redes sociais e quanto mais diferentão o sushi, mais curtidas.
E então, quais dessas modinhas culinárias vocês acham que podia sumir de vez das redes sociais? E quais deveriam aparecer? A gente aqui na redação acha que o rodízio de bolo deveria virar tendência…. rsrsrs
Fotos: Reprodução