Dizem que um dos principais “produtos” que o Ceará exporta é o humor. Afinal, Chico Anysio, Tom Cavalcante e outros grandes nomes da comédia nacional nasceram no Estado. No entanto, o cenário do humor cearense ficou um pouco mais triste com a notícia da morte de Paulo Diógenes, eternizado como a personagem Raimundinha.
De acordo com o portal G1, Paulo Diógenes estava internado desde o último dia 9 de fevereiro no Hospital São Camilo, na capital cearense, com uma infecção pulmonar. A morte do humorista foi confirmada pelo também comediante Luciano Lopes, famoso por dar vida à personagem Luana do Crato.
A vida e a arte de Paulo Diógenes
Curiosamente, Paulo Diógenes não era cearense. Nascido no Rio de Janeiro, ele veio ainda jovem para Fortaleza, onde fez sua morada e seu lugar do coração. Ele começou a atuar como artista ainda em 1978. Contudo, foi somente dez anos depois, em 1988 que ele criou aquele que viria a ser seu personagem mais icônico: a Raimundinha.
O mesmo da comédia chegou a ganhar um livro intitulado Raimundinha é a Mãe!, escrito por Tarcísio Matos e transformado, em 2023, pelo próprio Paulo Diógenes em especial de humor. Raimundinha é a Mãe! – O Show fez turnê celebrando os 35 anos da personagem.
Paulo Diógenes também atuou no cenário político cearense. Em 2012 foi eleito vereador pelo PSD, permanecendo no cargo até 2016. Já entre 2017 e 2019, Diógenes oi o coordenador de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da capital cearense.
Fotos e vídeos: Reprodução