Que sexo é muito bom, todo mundo sabe! Fonte de deleite da humanidade, fazer sexo vai muito além de questões como a busca pelo prazer ou necessidade de perpetuar a espécie! Uma espécie de modalidade esportiva, o sexo traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Claro, a perguntinha básica não sai da cabeça dos homens e nem das mulheres: qual a freqüência ideal para assegurar todos esses benefícios? A verdade é que não há uma quantidade certa estabelecida. Mas, toda vez que rola uma transa muito boa, o organismo tira sim proveito dela. Então, que tal conhecer os principais benefícios que o sexo proporciona a você? Depois dessa, você vai adotar essa modalidade de exercício por mais vezes na semana!
Proteção cardiovascular
Sabe aquele sexo mais caliente? Pois o coração ganha muito com isso. Quando a transa é mais intensa, há mais trabalho cardíaco e a pressão arterial aumenta. Isso acontece como uma forma de preservar as artérias. Para que o corpo sinta os efeitos de forma simular a uma atividade física pesada, é preciso fazer sexo caliente cinco vezes por semana, com duração de meia hora, mas como nem sempre isso é possível, o ideal é aliar a caminhada e corrida. Se você sofre de problemas cardíacos, cuidado! O sexo ou a corrida – dependendo do seu estado – pode não ser tão saudável.
Um remédio contra a dor
Na hora do rala e rola, o organismo produz hormônios e nurotransmissores, como a endorfina – a mesma que é produzida quando você pratica exercícios físicos por alguns minutos. Essa molécula milagrosa coloca um fim nas sensações de dores e é produzida no auge do ato sexual, no orgasmo. Muitos especialistas acreditam que a endorfina somada a ocitocina – que também é liberada no momento do orgasmo – é capaz de combater dores na cabeça e também nas juntas. Então, não existe remédio melhor para aquela dorzinha de cabeça do final do dia! Concorda?
Um basta ao excesso de estresse
Essa não é novidade! Todo mundo sabe que uma excelente noite de sexo cura quase todos os males e manda o stress para bem longe. Claro, quanto mais intenso for o sexo, mas relaxante serão os efeitos posteriores. Como a relação sexual reduz e muito a ansiedade, praticar sexo com freqüência ajuda a lidar melhor com situações de pressão no dia a dia. Ah! Uma curiosidade é que – para de fato – acabar como stress de forma eficiente e trazer sensação de felicidade, o sexo tem que ter envolvimento emocional.
Auto-estima lá em cima
Sabia que o cérebro é o órgão que mais tira proveito desse momento de prazer a dois? Isso mesmo! Ao contrario do que muita gente pensa, é ele o maior beneficiado. Depois de uma transa espetacular, não tem como se sentir desejado! Essa melhora na auto estima vem tanto do orgasmo, quanto das preliminares. As mulheres, em especial, tiram mais proveito do antes que os homens. Quando á mulher é muito excitada, ela liberada bem mais hormônios e o canal vaginal dilata mais, o que aumenta as chances de um orgasmo mais rápido e mais intenso.
Mais prazer, menos gordura
Quando você sente que precisa perder uns quilinhos a mais o que faz? Vai correndo para a academia? É o que muita gente faz. Mas, você pode ir também para a cama. Isso mesmo. Outros tipos de exercícios também queimam muitas calorias. O sexo é um deles! O esforço que você faz durante uma transa é quase igual ao empenhado para um trote de 7,5 quilômetros por hora. Sendo assim, há um gasto calórico entre 100 e 300 kcal. Excelente atividade física!
Defesas reforçadas
Segundo especialistas, fazer sexo uma ou duas vezes por semana deixa o organismo bem mais resistente a pequenas infecções e aquelas gripes chatas que teimam em aparecer. Acredita-se que quem transa com muita freqüência tem mais anticorpos que as pessoas com vida sexual mais parada. Nem precisa falar que sexo aumenta a felicidade e pessoas felizes são mais resistentes.
Para dormir pesado
Quem tem dificuldades para pegar no sono, nada mais aconselhável que uma boa transa antes. O sexo favorece o relaxamento muscular e proporciona ao indivíduo uma sensação de exaustão e bem estar. Sendo assim, quanto melhor o sexo, mais rápida a vontade de dormir depois. Isso mesmo!
O que já nem precisava de motivos, agora está mais que embasado. Depois de ficar por dentro dos benefícios do sexo, agora é a vez de colocá-los em prática!
Fotos: Reprodução