Mudou de emprego? A contratação é só o começo

Comportamento

“Parabéns, a vaga é sua!” Ouvir essa frase é um alívio para o recém-contratado. Porém, o período de comemoração dura pouco e logo o profissional entra na fase de provação! Decisivo para a permanência no cargo, o processo de integração e adaptação pode ser muito complicado!

Mudar de empresa não é algo fácil. O profissional passa por um importante período de adaptação, o que exige paciência! É preciso conhecer a equipe, adaptar-se ao ambiente, entender se os valores dele realmente se encaixam com os da empresa e se ele de fato é capaz de entregar o que é esperado.

A grande questão é: quanto tempo leva essa adaptação?! Especialistas em gestão de carreira concordam que não existe uma fórmula, mas, para reduzir esse tempo e evitar ao máximo frustrações com a troca de empresa, é importante entender, da forma mais clara possível, tudo sobre a nova empresa, sem deixar se influenciar apenas por um salário mais interessante!

Portanto, é recomendado avaliar, durante o processo seletivo, quais as características da nova empresa, se os valores combinam com os do candidato, se a empresa oferece um plano de carreira que atendam aos desejos do profissional e os demais aspectos que considerar relevante. Inclusive, conversar com profissionais da empresa e mesmo fazer pesquisas na internet.

Feito isso e tomada a decisão de mudar de empresa, será preciso esperar alguns meses para fazer uma análise no sentido de entender se a escolha realmente foi assertiva. Apesar disso, as impressões já devem começar a ser coletadas desde o primeiro dia. É importante compreender se a nova posição satisfaz o profissional, se está de acordo com seus valores e desejos e se vai proporcionar, por exemplo, a segurança ou o status pelo qual ele anseia.

Na prática, se o profissional observa que na nova empresa algum processo não é tão dinâmico quanto era na posição anterior, ao invés de se lamentar ou ficar na dúvida se fez a escolha certa ou não, ele deve entender quais eram os motivos que faziam com que determinado processo andasse bem na empresa anterior e tentar aplicar a lição na nova empreitada.

No caso da adaptação com os membros da equipe, é importante entender que isso leva tempo, afinal, todo relacionamento é construído. Ou seja, se o profissional estiver pensando que não se deu bem com a equipe, ele precisa avaliar que atitudes tomar para reverter essa situação e não ficar remoendo o passado!

Então fica a dica! Antes de trocar de emprego é importante pensar nos lados positivos e nos negativos também, fazendo isso, certamente o resultado será proveitoso tanto para a empresa, quanto para o novo colaborador!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter