O ano era 2019 e o programa era o É De Casa, que passa aos sábados na Rede Globo. Em um quadro, a apresentadora Ana Furtado mostrou uma artesã que estava fazendo carteiras artesanais para vender. Ana então perguntou quanto a artesã gastava para fazer as carteiras e pronto, foi assim que nasceu o meme dos 3 reais. Isso porque as duas repetiram a frase com o valor tantas vezes que não teve como não virar piada na internet.
A protagonista do meme dos 3 reais é a artesã Raquel Costa. Após o episódio ocorrido na Rede Globo, ela ganhou fama rapidamente e, claro, acabou sendo convidada por várias marcas para participar de campanhas publicitárias. Porém, ela afirma que muitas empresas acabaram usando sua imagem em comerciais sem pedirem sua autorização. E, com isso, ela está movendo um processo contra cerca de 100 dessas empresas.
Em entrevista ao portal Jovem Pan, Raquel declarou que ficou espantada com a veiculação de sua imagem. “Eu estava muito assustada, pois cada dia chegavam mais empresas, um dia eu vi minha imagem ligada a um motel”. Segundo ela, fotos de seus perfis em redes sociais passaram a ser utilizadas, montagens eram feitas e ninguém sequer entrava em contato com ela perguntando se poderia ou não fazer aquilo.
Caso ganhe todos os processos, o meme dos 3 reais de Raquel pode acabar virando um valor bem mais gordo. Isso porque, somadas, as indenizações por uso indevido de imagem podem chegar a quase nove milhões de reais! A gente aposta que, por essa, nem mesmo a Ana Furtado esperava!!! Entretanto, para Raquel, o valor da indenização não é o mais importante. “Minha preocupação maior é tirar essas imagens, principalmente ligadas a empresas em que eu não queria estar”, declarou ela.
Mas gente, não deve ser mesmo nada fácil você ver sua foto sendo usada sem autorização em todo canto pelo país, não é mesmo?