Mulheres negras – Maioria entre os jovens que não trabalham nem estudam

Acontece

No dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, um estudo revela que o Brasil ainda é um país de desigualdades explicitas quando se trata de raça.

Entre os 5,3 milhões jovens brasileiros de 18 a 25 anos que não trabalham nem estudam no país, as mulheres pretas, pardas e indígenas são a maioria, a chamada “geração nem nem”. O cruzamento de dados inédito que revelou os dados foi feito pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a pedido da Agência Brasil.

Do total de jovens brasileiros nessa faixa etária (27,3 milhões), as negras e indígenas representam 8% – enquanto as brancas na mesma situação chegam a 5% (1,3 milhão).

Para o coordenador do levantamento, Adalberto Cardoso, que fez a pesquisa com base nos dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), várias razões explicam o abandono da educação formal e do mercado de trabalho por jovens. Entre elas, o casamento e a necessidade de começar a trabalhar cedo para sustentar a família. Cerca de 70% dos jovens “nem nem” estão entre os 40% mais pobres do país. A gravidez precoce é o principal motivo do abandono, uma vez que mais da metade das jovens nessa situação têm filhos.

Leia também
Mulheres e negros ganharam menos que homens brancos em 2011
Brasileiros estão menos preconceituosos em relação à negros
Jovens negras têm menos acesso a escola e trabalho
Governo federal lança plano de combate à violência contra jovens negros

Mas não é só a gravidez na adolescência que afasta as jovens da escola, outro fator de peso, segundo o pesquisador da Uerj, é a falta de perspectiva de vida de jovens pretos, pardos e indígenas, maioria nas escolas públicas, em geral, de menor qualidade. Ele acredita que o estímulo à educação é fundamental para mudar a realidade desse grupo.

“Uma coisa perversa no sistema educacional do Brasil é o fato de pessoas deixarem a escola porque não têm a perspectiva de chegar ao ensino superior”, diz. “As ações afirmativas são importantes por isso. Têm o efeito de alimentar aspirações de pessoas que viam a universidade como uma barreira, mas que vão se sentir estimuladas a permanecer no ensino”, destaca.

Para a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Rosângela Araújo, não é só uma questão de analisar os dados, mas de entender o que está por trás do comportamento das meninas. “Não é falta de informação. Tenho certeza de que a maioria conhece um preservativo. Mas tem uma questão da mudança de status, de menina para mulher. Elas podem não ver [o abandono escolar] como um passo atrás, mas no futuro, pode pesar”, explica.

Com informações da Agência Brasil

 

Imagem 2: reprodução 

Inscreva-se na nossa newsletter