Música proporciona bem-estar para pacientes com câncer

Comportamento

A música é algo que faz parte da nossa vida desde sempre. Nos acompanha durante o crescimento, seja nas canções de ninar e brincadeiras da infância ou nos momentos tristes e felizes da fase adulta. É simplesmente incrível o prazer que a música pode proporcionar! Sendo assim, uma análise conduzida pela professora Joke Bradt, do Departamento de Tratamentos Criativos da Universidade de Drexel, na Filadélfia, confirmou que pacientes com câncer em tratamento, estão tendo resultados super postivos quando escutam música!

Os pesquisadores consideraram 30 estudos de sete países – Estados Unidos, China, Itália, Irã, Espanha, Taiwan e Vietnã – e realizaram uma análise sistemática conhecida como revisão Cochrane. A fusão desses dados permitiu analisar a reação de 1.891 pacientes com diferentes tipos de câncer que escutaram música gravada ou que participaram de musicoterapia. Segundo os padrões médicos para medir ansiedade, os resultados demonstraram que nos dois casos, os níveis de ansiedade diminuíram consideravelmente!

A musicoterapia não só consiste em escutar composições musicais, mas inclusive o paciente pode manifestar suas emoções cantando ou tocando um instrumento. Além de servir de entretenimento, é uma forma de dar “energia” ao doente. “Está provado que quanto mais relaxado está o paciente, menos dor ele sente” disse Joke.

Na pesquisa foram confirmados também outros benefícios colaterais na respiração e na pressão sanguínea de alguns pacientes. E então, a professora que comanda a análise, Joke Bradt, acrescenta uma frase satisfatória: “A música pode ser um tratamento complementar eficiente”.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter