Ah, os anos 90… Quanta nostalgia! Às vezes não dá até a impressão de que mesmo quem não viveu o período sente saudades dele, não acham? E vamos combinar: era tanta coisa que acontecia naquele tempo que, se a gente parar para ver bem, seriam completamente impossíveis de fazer sucesso – ou mesmo de passar na televisão! – hoje em dia. E claro que um dos focos principais dessa loucura toda foi a música. Então, quando pensamos em músicas nacionais dos anos 90 que seriam impraticáveis de tocar nas rádios atualmente, geralmente lembramos logo de Mamonas Assassinas. De fato, o politicamente correto jamais deixaria eles fazerem sucesso, mas já parou para repara que tem muitos outros hits que seriam completamente absurdos hoje em dia?
Mamonas Assassinas – Uma Arlinda Mulher
Sim, vamos ser clichês e começar a lista das músicas nacionais dos anos 90 com eles, os reis do politicamente incorreto! Afinal, já dissemos na introdução que Mamonas é a primeira coisa que vem à mente nessas horas, não é mesmo? E vamos te contar: escolher apenas uma canção foi difícil – e extremamente divertido! A escolhida foi essa por que, bem… Em tempos de primavera feminista, desmerecer a mulher de todas as formas possíveis e imagináveis como ele faz nessa música é simplesmente inaceitável… Mas bem, a “imitação” deles do Belchior é muito boa, não é mesmo?
Claudinho e Buchecha – Nosso sonho
Aparentemente, é um simples funk melody sobre um MC que se apaixona por uma garota da plateia durante o show, certo? Então o que teria essa música de tão absurda nos dias de hoje? Pois bem, isso não seria absolutamente nada de mais se a menina da canção não tivesse apenas 12 anos. Isso mesmo, 12 anos! Olha só os versos lá do finzinho da música: “Mas tudo isso porque eu me sinto coroão / Tu tens apenas metade da minha ilusão / Teus doze aninhos permitem somente um olhar…” Gente… Pedofilia não, né?
Rosa e Rosinha – Pulguinha
Gente, nada contra a dupla mais cor de rosa da música nacional dos anos 90, não! Aliás, #Saudades Rosa e Rosinha! Mas que é isso de pulguinha no busão? Que refrão é esse? Não lembra? A gente te refresca a memória cantando “Tá com pulga na cueca? Já vi, vou catar! / Tá com pulga na calcinha? Tá ruim de achar!” Pronto, agora você vai passar o dia com essa música na cabeça… Isso mesmo, entrou na lista pela bizarrice e por ser chiclete também! hehehehe
Raimundos – Selim
Bom… Assim como Mamonas Assassinas, escolher uma única música dos Raimundos para colocar na lista ficou difícil, bem difícil… Pode colocar um CD inteiro? Então, ficamos entre Selim e Puteiro em João Pessoa e desculpem, mas não dá para colocar a letra dela aqui não… hehehe
Gabriel O Pensador – 2345meia78
Antes de qualquer coisa, alguém aí pensaria em apanhar fichas e correr para o orelhão hoje em dia, em tempos de WhatsApp e Tinder? hehehehe Ai gente, como o tempo passa e o mundo muda… Então, por favor, já passamos do tempo de dizer que “mulher loira é tudo burra” e todas aquelas piadinhas que eram muito engraçadinhas e faziam sucesso nas músicas nacionais dos anos 90, mas que hoje são puro preconceito, né? E olhe que nem estamos falando de outro clássico do cantor, Lôraburra, que também soa absurda hoje em dia. Mas as piadinhas e trocadilhos dessa música também soam bem impossíveis hoje em dia…
Então, que coisa, hein? E olhe que nem colocamos todas as músicas nacionais dos anos 90 que podemos considerar politicamente incorretas, só ALGUMAS das mais famosas. E, sinceramente, que surpresa essa música do Claudinho e Buchecha… Parecia tão inocente… Mas e aí, quais outras músicas que eram sucesso e hoje em dia seriam canceladas na hora você lembra?
Fotos e vídeos: Reprodução