Já pensou em ajudar a NASA a fazer um trabalho de mapeamento de corais? Mas calma que para isso não precisa ser mergulhador profissional, nem saber nadar, nem nada. na verdade, você não precisa nem sair de casa ou mesmo levantar da cadeira. Então, como ajudar a mapear e salvar os corais do mundo? É bom simples: jogando videogame! Mas não qualquer videogame, e sim um verdadeiro jogo do bem!
Intitulado NeMO-Net , o jogo desenvolvido em parceria com a NASA foi feito a partir de imagens feitas durante expedições marítimas reais. Nele, o jogador viaja pelas profundezas do oceano, mapeando e nomeando recifes de corais que aparecem ao longo do jogo. O objetivo aqui é identificar e classificar as espécies de corais que aparecem no game. Porém, com isso, o usuário vai estar ajudando a identificar, classificar e assim, salvar os corais na vida real, antes que eles acabem desaparecendo.
Mas não pensem que se trata de um jogo chato e sem graça! Ao longo do caminho, você pode ganhar distintivos e ir progredindo no jogo. Os gráficos também são muito nítidos e bonitos, dando aquela sensação real de fundo do mar. Isso aliado à trilha sonora especial fazem do jogo um ótimo relaxamento para este período de quarentena. E, ao final, você vai estar ajudando a identificar corais e ensinando a um supercomputador a fazer o mesmo. “O NeMO-Net aproveita a força mais poderosa do planeta: não uma câmera sofisticada ou um supercomputador, mas pessoas. Qualquer pessoa, mesmo a primeira série, pode jogar esse jogo e classificar esses dados para nos ajudar a mapear uma das mais formas de vida que conhecemos”, disse em comunicado o investigador principal da NASA Ved Chirayath, que desenvolveu a rede neural por trás do jogo.
O único porém é que o NeMO-Net está disponível apenas para sistemas iOS, ou seja, só para quem tem iPad e iPhone. Porém o jogo também pode ser acessado por computador, e neste formato está disponível para qualquer usuário. E aí, se sentindo disposto a salvar corais hoje?