Natureza, história e arte se completam na Praça Luiza Távora

EcoFriendly|Fortaleza Verde

Natureza história e arte se completam na Praça Luiza Távora

Por Thiago Silveira

Uma antiga história de amor com ar medieval deu forma, por volta do início da década de 1920, a um castelo no bairro da Aldeota, em Fortaleza. O feito, do apaixonado Plácido de Carvalho, foi para atender a um pedido de sua amada, Pierina Giovanni. Eles se conheceram na Itália, mas a proposta de casamento e vinda da moça para o Ceará feita por Plácido, só seria consumada se ele construísse um palácio para o casal.

O apaixonado não hesitou em atender ao pedido de sua amada e a obra do Castelo foi concluída em 1921. Hoje, a Praça Luiza Távora, lugar que originalmente o castelo foi construído, também conhecida como Praça do Ceart (Centro de Artesanato do Ceará), ainda preserva características do tempo do Palácio do Plácido, tanto pela arquitetura, com os pequenos “castelos” que abrigam órgãos do governo do Estado, como pelo ar apaixonante que o lugar transmite, com muitas árvores, flores, pássaros e arte por todos os lados.

O espaço atrai todos os dias, pela manhã e no final da tarde, diversas pessoas. Os frequentadores vão à praça para caminhar, correr, pedalar, se aventurar na pista de skate e patins, ou, simplesmente, resgatar o clima da história de amor que deu origem ao lugar, e ainda circula pela praça. Uma herança do amor entre Plácido e Pierina.

Leia também
Passeio Público – Reduto do baobá, cenário de uma ‘Fortaleza Verde’

Natureza história e arte se completam na Praça Luiza Távora2

“Venho caminhar aqui todas as tardes. A praça é muito aconchegante, tem muito verde e opção para todas as pessoas. Venho com minhas amigas e aproveitamos para colocar a conversa em dia”, diz dona Maria de Lurdes, frequentadora assídua da Luiza Távora.

Além da rampa de skate e patins, a praça tem um playground, equipamentos de ginástica, café e várias lojas com produtos artesanais do Ceart. Já no vagão cultural (Café Cultura), o visitante pode deixar o tempo passar fazendo uma boa leitura e tomando um café apreciando a vista das janelas que dão para a praça ou para a Avenida Santos Dumont.

O vagão de madeira, que para a época (1938) era considerado de primeira classe, operou pela Rede de Viação Cearense (RVC). De fabricação belga, quando funcionava atendia as regiões norte e sul do Ceará.

Natureza história e arte se completam na Praça Luiza Távora3

Acessibilidade
Com investimento de R$ 1,9 milhão, a praça foi reinaugurada em fevereiro de 2011. Para o governo a praça tem conceito de parque, já que reúne em um mesmo espaço esporte, arte, cultura, turismo, lazer e segurança aos seus usuários.

Com a reforma a Praça do Ceart ganhou faixas de pedestres, rampas e pisos podotáteis (de alto relevo). Dessa forma todas as pessoas podem transitar com tranquilidade pelo lugar e ter acesso aos seus equipamentos.

O castelo
Com a morte de Plácido, em 1935, Pierina casou-se com Emilio Hinko, arquiteto responsável pela construção do palácio. Pierina morreu em 1957. Depois um grupo empresarial comprou o lugar e demoliu o Palácio no ano de 1974.

Luiza Távora

A primeira dama do Estado, Luiza Távora, foi esposa de Virgílio de Morais Fernandes Távora, governador do Ceará entre os anos de 1979 e 1982. Foi a primeira dama, que no primeiro ano de mandato de Virgílio Távora criou a Central de Artesanato do Ceará (CeArt).

Serviço

Café Cultura
Localização: Rua Costa Barros, na Praça da CeArt, próximo à Barão de Studart.
Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h.
Contatos: Setor de Administração da Praça Luiza Távora (a biblioteca não possui telefone): (85) 3101-1624.

Ceart
Horário de Funcionamento: Segunda à sexta, de 08h às 12h e 13h às 17h.
Localização: Av. Santos Dumont, entre as ruas Carlos Vasconcelos e Monsenhor Bruno – Aldeota – Fortaleza-CE.
Localização CEART: Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota.

 

Fotos: Thiago Silveira

Inscreva-se na nossa newsletter