Agosto é o mês do desgosto. Mas, por quê?
3 de agosto de 2015
Katy Perry na Vogue Japão
3 de agosto de 2015

Nove em cada dez brasileiros sentem medo de envelhecer

 envelhecer 1Quem não gostaria de permanecer jovem, com saúde e vigor durante toda a vida? Como é inevitável que o tempo passe, uma pesquisa feita pelo Instituto Qualibest e encomendada pela empresa farmacêutica Pfizer mostrou que a grande maioria da população brasileira (90%) tem medo de envelhecer.

Ao todo foram 989 entrevistados em todas as regiões do País, donde 77% deles revelaram que complicações de saúde são o que lhes causa mais temor, seguidos de 72% que afirmaram ter medo das limitações físicas ocasionadas pela velhice. O levantamento mostrou ainda que para 65% dos entrevistados, o que causa mais angústia é a perda da memória, não ser mais capaz de lembrar-se de fatos da juventude com clareza.

Os porcentuais mais altos apareceram nos grupos mais jovens, entre 18 e 35 anos. Apesar disso, a pesquisa mostrou que os cuidados com a saúde passam a ser adotados de forma mais intensa após a faixa dos 51 anos: 58% têm uma alimentação mais saudável e 41% passam a praticar atividades físicas.

 envelhecer 2“Nunca é tarde para começar, mas se a pessoa inserir hábitos saudáveis desde jovem, ganha lá na frente. Talvez os jovens não tenham se conscientizado dessa importância”, afirma Andrea Prates, gerontologista e coordenadora executiva do Centro Internacional de Informação para o Envelhecimento Saudável (Cies).

No Brasil, quase 46 milhões dos habitantes têm mais de 50 anos (o equivalente a 23%). A estimativa é que em 40 anos a população do País seja predominantemente de idosos. Com o intuito de conscientizar os atemorizados acerca daquela que muitos chamam de “melhor idade”, a mesma farmacêutica lançou a campanha “Envelhecer Sem Vergonha”, buscando conscientizá-los de que a velhice não é um desastre.

Envelhecer é inevitável! O importante é não abandonar sonhos e projetos, buscando sempre cuidar da saúde para garantir que essa fase da vida seja mais tranquila de ser vivida.

 

Fotos:Reprodução.

 

 

Fotos:Reprodução. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *