Que tal nunca mais gastar dinheiro com gás, gasolina, álcool ou até mesmo com energia elétrica para abastecer o seu carro?
Mais do que em gastos financeiros, um nigeriano pensou foi nas emissões de dióxido de carbono, que prejudicam gradualmente o clima, os ecossistemas e a agricultura ao criar um carro sustentável movido à energia solar e eólica. O carro é um fusca, foi feito de sucata e elaborado com menos de seis mil dólares.
O criador do automóvel é estudante de engenharia da Universidade Obagemi Awolowo, na Nigéria, e passou um ano adaptando os materiais, que foram doados por amigos e familiares, no veículo sustentável.
O projeto se encaixa perfeitamente no clima quente do país por se sustentar com base nos recursos naturais locais. A energia solar e a eólica se completam, e no caso de falta uma, pode-se utilizar a outra.
O painel solar fica no topo do Fusca, a turbina eólica fica sob o capô e o carro ainda vem com um adicional que ajuda a monitorar seu funcionamento, um GPS.
Apesar de o automóvel ainda precisar de ajustes como materiais melhores do que sucata e uma bateria que leve menos tempo para carregar, a atual demora entre quatro e cinco horas para ser carregada, o projeto de Oyeyiola pode melhorar o ambiente em lugares como o seu país e, a longo prazo, pode até salvar o planeta! É o máximo, não é?
Fotos: Via Twitter pessoal Oyeyiola segun