O número de curtidas no Instagram está de volta! Mas com mudanças…

Entretenimento|Internet|Polêmica

Em 2019 o Instagram pegou muita gente de surpresa com uma atualização não muito agradável. Acontece que ele simplesmente tirou o número de curtidas das publicações. Na época, a desculpa é que se tratava de um teste para saber o impacto que o número de curtidas tinha na saúde mental dos usuários. E também para analisar se, de fato, esse número era relevante na hora dos influenciadores digitais e marcas fecharem contratos de propaganda e marketing. O tempo passou, teve gente que se acostumou, teve gente que continuou reclamando. Mas o fato é que o número de curtidas está de volta!

Entretanto, agora será possível escolher entre manter ou ocultar as curtidas em seu perfil tanto no Instagram quanto no Facebook. Isso mesmo, o número voltou, mas cabe ao usuário exibi-lo ou não. Em um comunicado, a empresa explicou a decisão: “Testamos o recurso de ocultar o número de curtidas para verificar se ele poderia reduzir a pressão que as pessoas sentem no Instagram. Usuários da plataforma e especialistas nos disseram que algumas pessoas gostaram de não ver o número de curtidas, mas que outras se incomodaram com isso, principalmente porque se baseiam nesse número para saber o que ganhou popularidade ou está em alta. Por isso, você poderá escolher se deseja ou não ver o número de curtidas”.

Ocultando os seus números e dos seus amigos também

Com a novidade, você poderá ocultar o número de curtidas tanto das suas publicações quanto das publicações do seu feed. O processo é bem simples. Basta ir à seção Publicações dentro das Configurações. Lá você escolhe se quer ou não ver as curtidas das publicações de quem você segue. Da mesma forma você consegue ocultar os números de curtidas das suas publicações.

número de curtidas

A iniciativa também faz parte do projeto #DigitalSemPressão, que busca criar uma interação mais positiva entre as pessoas nas redes sociais. A ideia é que as pessoas se concentrem mais no que está sendo publicado no que na quantidade de curtidas que aquela publicação recebe. Será que vai dar certo?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter