Nessa época de volta às aulas, existe uma preocupação muito grande dos pais com a forma correta que seus filhos carregam a mochila escolar, além do mais, o peso ideal e o tipo de bolsa estão entre os grandes questionamentos. Afinal, nada pior que carregar peso em excesso, não é mesmo? O pediatra Marcelo Reibshceid, do Hospital e Maternidade São Luiz, explica que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso ideal da criança.
“Muitas vezes a criança carrega itens desnecessários para as atividades do dia. Os pais devem estar atentos ao peso extra que os filhos carregam e a frequência com que isso acontece”, orienta o especialista. O pediatra aconselha usar mochilas com rodinhas. Mas também existe um alerta com a altura do puxador, que deve ser compatível com a altura da garotada.
“Quando a criança resistir às rodinhas, não deixe que a mochila ultrapasse a cintura da criança e opte por aquelas com menos bolsos, evitando que a criança carregue objetos inúteis nos compartimentos extras”, sugere o pediatra. O importante é sempre ter esse cuidado e exigir da escola armários para guardar os materiais mais pesados.
Foto: Reprodução