O Problema dos 3 Corpos: o chocante assassinato do produtor da série da Netflix

Entretenimento|Streaming
O Problema dos 3 Corpos

Uma das obras mais aguardadas de 2024 na Netflix enfim estreou no serviço de streaming no último mês de março. O Problema dos 3 Corpos é uma trama de ficção científica intensa, complexa e com um elenco de tirar o fôlego. Contudo, o que nem todo mundo sabe é que por trás desse grande sucesso há uma outra trama igualmente obscura que envolve assassinato e que gerou protestos na China.

Para quem não sabe, O Problema dos 3 Corpos é uma adaptação de uma famosa trilogia de livros escrita pelo autor chinês Liu Cixin, lançada em 2008. A publicação é uma das mais importantes do país, tendo se tornado a primeira obra de origem asiática a vencer o prêmio Hugo – uma espécie de Oscar da literatura de ficção científica.

E como todo livro que é transformado em série ou filme, há sempre uma empresa por trás detentora dos direitos cinematográficos do texto. E é aqui que a polêmica da série da Netflix começa: com a Yoozoo Games, justamente a responsável pelos direitos de O Problema dos 3 Corpos.

O Problema dos 3 Corpos

Conheça o caso de assassinato na produção de O Problema dos 3 Corpos

Lin Qi, que já foi um dos homens mais ricos da China, era um dos fundadores de uma empresa chamada Yoozoo Games, criada em 2009. Em 2014, a companhia comprou os direitos de adaptação do livro O Problema dos 3 Corpos. Bem, um dos jogos mais conhecidos da Yoozoo era nada menos do que Game Of Thrones: The Winter is Coming, um game de estratégia lançado em 2019 que se tornou muito popular entre os gamers, principalmente os fãs da série da HBO.

Pois bem, esse lançamento aproximou Qi de David Benioff e DB Weiss, produtores da série Game of Thrones. E, em 2020, a Netflix anunciou que O Problema dos 3 Corpos iria virar série na plataforma, assinada, justamente, por Benioff e Weiss. Acontece que, pouco tempo depois do anúncio, Lin Qi morreu por envenenamento. E o principal suspeito era Xu Yao, um dos parceiros de negócios de Qi.

O Problema dos 3 Corpos
Xu Yao (à esquerda) envenenou Lin Qi (à direita) por divergências nos negócios após Netflix anunciar adaptação em série de O Problema dos 3 Corpos

De acordo com reportagens da época, Yao envenenou Lin Qi e outras quatro pessoas da Yoozoo. O motivo? Qi o teria deixado de fora do projeto de adaptação de O Problema dos 3 Corpos logo após ele Yao ajudado Qi a fechar o negócio com a Netflix. Quando o acordo com o streaming foi fechado, Lin colocou outros executivos no comando das operações comerciais. Sentindo-se menosprezado, Yao começou a conspirar contra o colega de trabalho.

Em dezembro de 2020, Lin Qi deu entrada no hospital após tomar algumas pílulas – supostamente de probióticos – dadas a ele por Yao. Inicialmente, seu quadro era estável, no entanto, seu estado de saúde piorou consideravelmente e, 10 dias após sua internação, ele faleceu aos 39 anos. A morte chocou não apenas os chineses, mas toda a comunidade gamer. E, apesar de Xu Yao ter sido preso poucos dias depois, apenas no último ano os detalhes do assassinato vieram à tona.

Sucesso na Netflix

Com produção de David Benioff e DB Weiss, a série O Problema dos 3 Corpos estreou na Netflix no dia 21 de março. Fazem parte do elenco os atores Sea Shimooka, Benedict Wong, Tsai Chin, John Bradley, Eiza Gonzalez, Liam Cunningham, Jess Hong e Jovan Adepo. Desde sua estreia, a produção está entre as 10 mais vistas do Brasil e também faz parte do Top 10 mundial. A trama conta a história de um grupo de cientistas faz descobertas revolucionárias ao longo das décadas. Ao mesmo tempo, as leis da ciência começam a cair por terra.

Definitivamente a história dos bastidores é tão chamativa quanto a da própria série!

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter