O Som ao Redor foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2014. O Ministério da Cultura (MinC) escolheu o longa como candidato brasileiro ao prêmio de filme estrangeiro. A última vez que um filme nacional disputou a estatueta foi em 1999 com Central do Brasil, de Walter Salles, foi finalista ao lado de A Vida É Bela, do diretor Roberto Benigni.
“A minha opinião é que independentemente de qualquer indicação o mais importante é o selo, que vai trazer mais curiosidade e valor para o filme. Estamos trabalhando nele (O Som ao Redor) há um ano e nove meses e ele não me deixa em paz. Nos melhores dos sentidos”, afirmou o diretor Kléber Mendonça Filho.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rj0eeHW7lXU[/youtube]
Escolhido por uma comissão do MinC, o longa de Kléber Mendonça Filho será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, que receberá sugestões de vários países, e somente no dia 16 de janeiro revelará os cinco filmes finalistas ao prêmio.
O Som ao Redor foi premiado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2012, no Festival de Nova York em 2013 e no Festival de Roterdã de 2012, além de ter sido apontado pelo jornal The New York Times como um dos dez melhores filmes do mundo em 2012.
Fotos e vídeo: Reprodução