País verde. É possível? Não só é possível, como alguns países já adotaram na prática, medidas que preservam o meio ambiente e, que conscientizam a população quanto ao uso racional dos recursos naturais. Além disso, esses países assumiram uma cultura em favor do bem estar e saúde da população. E foi pegando este gancho que especialistas das universidades americanas de Yale e de Columbia criaram a Lista de Desempenho Ambiental (Environmental Performance Index-EPI) composta de 132 países.
Os critérios medem o desempenho ambiental dos países através de 10 categorias: critérios de saúde ambiental; poluição do ar; recursos de água; biodiversidade e habitat; recursos naturais; florestas; alterações climáticas, entre outros. Os dez primeiros da lista foram: Suíça (76.69 pontos); Letônia (70.37 pontos); Noruega (69.92 pontos); Luxemburgo (69.2 pontos); Costa Rica (69.03 pontos); França (69.03 pontos); Áustria (68.92 pontos) Itália (68.9 pontos); Reino Unido (68.82); Suécia (68.82 pontos). O Brasil (60.9 pontos) ainda conseguiu ficar no 30º lugar. O que mais contou positivamente para essa colocação foi a biodiversidade e o investimento em energia renovável, abaixo da Colômbia, Eslovênia e Taiwan.
Os últimos colocados da lista, foram Uzbequistão (32.24 pontos), Turcomenistão (31.75 pontos) e Iraque (25.32 pontos). A Suíça, por exemplo, ganhou o primeiro lugar na lista por ser recordista mundial em usinas geotérmicas. A anergia dessas usinas é quase que totalmente usada para aquecer casas, escritórios, hotéis e estufas durante os meses de inverno, o país reduziu progressivamente o uso de combustíveis fósseis e nuclear e se destaca nos quesitos emissão de dióxido de carbono, qualidade do ar e políticas ambientais. Os suíços também são conhecidos pela mobilidade sustentável, principalmente da bicicleta. Ao menos 10 ciclovias nacionais cortam o país de ponta a ponta.
Já a Letônia é conhecida por seus gigantescos parques naturais, a vitalidade de seus ecossistemas e a proteção às florestas. A redução de emissões é uma meta importante para o país, que desde 1990 reduziu a poluição por fontes fixas (fábricas, casas e caldeiras) em 46%. Para a Noruega, a meta é tornar-se carbono neutra até 2030, ou seja, todas as suas emissões devem ser compensadas. Esses são alguns exemplos, que deram certo. E no Brasil? O que poderíamos fazer para subirmos algumas posições no EPI?
Conheça um pouco mais da Suíça:
[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=kM040ibmDbg[/youtube]
Fotos e vídeo: Reprodução