Com a modernização dos aparelhos de celular, os autorretratos ficaram em alta. Conhecidas com “selfies”, esse tipo de foto faz sucesso na internet, principalmente nas redes sociais.
A selfie não é só coisa de mulher não, os homens também aderiram e muito a esse tipo de foto e as postagens delas na internet.
Por falarmos em homens e as postagens de autorretratos nas redes sociais, já foi feito até um estudo relacionado a isso.
Essa pesquisa, que foi feita pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, revelou que os homens que publicam muitas selfies, autorretratos, nas redes sociais possuem traços de narcisismo e até de psicopatia.
Para chegarem a esses resultados, o estudo analisou um questionário respondido por 800 americanos com idades entre 18 e 40 anos, abrangendo desde seus hábitos na internet, a frequência com que costumam publicar fotos e se elas são editadas, até sua vida social e outros aspectos de suas personalidades.
“Não é surpresa que homens que postam muitas ‘selfies’ e gastam tempo editando suas fotos são mais narcisistas, mas é a primeira vez que isso é confirmado por um estudo científico”, disse a principal autora da pesquisa e professora de comunicação na universidade, Jesse Fox.
Aqueles que se preocupam em editar as fotos e deixá-las mais bonitas antes de postar não revelam traços de psicopatia, mas a auto-objetificação dos narcisistas podem levar a problemas como depressão e distúrbios alimentares.
Já a psicopatia se caracteriza por tendências comportamentais impulsivas, sendo assim, as pessoas com esses traços não têm a preocupação, ou paciência, de perder tempo editando fotos antes de publica-las.
“A psicopatia é caracterizada pela impulsividade, eles estão indo tirar as fotos e colocá-las online imediatamente. Eles querem ver a si mesmos. Eles não querem gastar tempo editando”, explica Fox.
Porém, se você tem um amigo que está sempre postando autorretratos na internet, você ainda não precisa ficar com medo dele, pois, ainda de acordo com a pesquisadora, os níveis de psicopatia, auto-objetificação e narcisismo (conhecidos juntos como “Tríade Negra”) apresentados pelos participantes do estudo estão dentro da média.
Se você está se perguntando sobre as mulheres, que também adoram postar selfies nas redes sociais, elas não foram incluídas nessa pesquisa. Mas qualquer novidade que aparecer, aguarde que o No Pátios traz para você.
Fotos: Reprodução