Os fast-foods são conhecidos por muitos motivos. Pela sua rapidez e facilidade na hora da alimentação, pelo sabor, pelos seus fatores prejudiciais, pelo preço e por estarem presentes em todos os lugares.
Só que, o que você pode não saber, é que eles fazem muito mais mal do que você pode imaginar.
Caso você saiba de todos os malefícios já existentes causados por eles, e mesmo assim você continua consumindo essas “delícias”, um estudo recente apontou um novo fator que irá prejudicar ainda mais sua saúde: comidas de fast-food matam as “boas” bactérias do seu estômago.
Sim, exatamente isso. O professor de epidemiologia genética da King’s College London, Tim Spector, descobriu que esses tipos de alimentos podem causar mais mal do que imaginávamos.
O que acontece é que os fast-foods eliminam bactérias da flora intestinal humana. Bactérias boas, que, muitas vezes, protegem as pessoas conta diabetes, câncer, doenças do coração e até obesidade.
O estudo foi feito com seu filho, Tom, de 23 anos. Ele passou a somente consumir alimentos da empresa McDonald’s e se alimentava apenas de hambúrguer, batatas-frita, nuggets e Coca-cola. Como resultado, o pesquisador notou a redução da flora intestinal do filho.
Porém, a preocupação maior não remete somente à obesidade. Com a diminuição drástica da flora intestinal, a eliminação de micróbios que podem causar doenças também diminui, além disso, ela ajuda a regular o metabolismo humano.
Para os brasileiros, a tradição de comer besteiras não é diferente do resto do mundo. Existem 10 alimentos que estão no ranking dos cidadãos brasileiros e que não saem à custo nenhum:
– Batatas-fritas
– Pastel
– Coxinha
– Sonho de valsa (marca de chocolate)
– Amandita (marca de chocolate)
– Baconzitos (tipo de salgadinho)
– Pururuca (torresmo)
– Doritos (tipo de salgadinho)
– Pringles (tipo de salgadinho)
– Passatempo recheado (biscoito)
A maioria desses “alimentos” são cheios de sódio e ricos, na forma negativa, em açúcar. O estudo acima foi realizado apenas com alimentos da rede de fast-food americana, McDonald’s, mas se ele fosse feito aqui no Brasil, o resultado não seria diferente.
Dica de livro: O mito da dieta (Tim Spector)
O livro foi onde essa pesquisa foi realizada. O autor procura analisar tudo que comemos, não somente os conhecidos como junk foods. O professor Tim Spector fala um pouco sobre gorduras, açúcar, calorias e nutrientes e, tira as dúvidas que você possa ter.
O livro ainda não foi traduzido para o português, mas pode ser encontrado online e adquirido pela Livraria Cultura em formato de e-book.
Serviço:
O mito da dieta (Tim Spector)
Onde encontrar: Livraria Cultura
Site oficial: www.livrariacultura.com.br
Preço: R$ 40,09
Fotos: Reprodução