Os segredos do Buriti

EcoFriendly

Você já ouviu falar em uma planta que embeleza paisagens do Brasil e do exterior, tem importância nutricional, fornece vitaminas, é usada na indústria farmacêutica, previne doenças, serve como matéria prima para artesanatos e decoração e ainda movimenta a economia? Prepare-se! É hora de conhecer uma das maravilhas do nosso país!

Palmeira mais alta e exuberante do Brasil, o Buriti é uma planta que nasce no coração da Amazônia. Com coloração amarela e longos cachos de até 3 metros de comprimento, o Buriti é predominante do Acre, Pará e Rondônia, mas pode ser encontrado também em alguns estados do Nordeste, Cento-oeste, na Venezuela e no norte da América do Sul. Na antiguidade, era considerado sagrado pelos índios e na língua deles a palavra significa “árvore da vida” ou “árvore que emite líquido”.

Buriti10_nopatio

O Buriti produz um fruto castanho- avermelhado com polpa amarela. A semente é oval e a amêndoa também é comestível. Rico em vitaminas A, B e C, fornece proteínas, ferro e cálcio. É consumido in natura ou transformado em sobremesas, licores, picolés e doces. É possível coletar os frutinhos no chão mesmo, eles caem dos galhos de Outubro a Março. A utilização da polpa só é possível depois que o buriti é submerso em água durante alguns dias e a concentração de betacaroteno extraída do óleo é quase 10 vezes maior do que a encontrada no óleo de Dendê. Mas as utilidades do Buriti não se restringem apenas a culinária não! O fruto tem fins medicinais – é estudado por muitas universidades do país – e também artesanais.

Os componentes naturais ganham espaço no mercado brasileiro e o óleo extraído do Buriti, rico em caroteno, é usado como cicatrizante, energético natural e empregado na indústria cosmética para a produção de shampoos, cremes, sabonetes e filtros solares – que são eficazes na proteção contra os raios ultravioletas, combatem e previnem o câncer de pele.

buriti4_nopatio

Quem já visitou o Centro Histórico de São Luís e conheceu a variedade de produtos artesanais vendidos no local, pode nem ter se dado conta, mas muitas das peças são confeccionadas a partir das palhas da palmeira Buriti. Éisso mesmo que você leu! São cestas, tapetes, redes, toalhas de mesa e até brinquedos. O artesanato do Buriti é uma atividade que movimenta a economia da capital maranhense e lança tendências fortes de moda sustentável.

buriti3_nopatio

 

Os produtos encontrados nos confins do Brasil originam peças contemporâneas e que se adaptam a quase todos os estilos. A beleza e leveza do talo e da palha do Buriti servem como vantagens para o revestimento de cadeiras e para a fabricação de móveis, que são mais usados para decorar ambientes externos (mas não podem ser expostos a chuva!). Ao contrário do que muita gente pode pensa, os móveis feitos com Buriti são resistentes e tem alta durabilidade, se conservados de modo correto. A vantagem deste tipo de mobília é que você pode redecorar e mudá-la de canto a qualquer hora sem fazer grande esforço, já que quase não pesam.

Depois de conhecer o poder do buriti e onde encontrá-lo é só se deliciar com os doces e picolés feitos da polpa da fruta, se proteger dos raios ultravioletas com os protetores solares feitos a partir do óleo ou decorar a casa com charmosos móveis feitos da palha da palmeira. Desfrute e aproveite o que o Brasil oferece!

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter