Em tempos em que todos estão preocupados com o meio ambiente, o Vaticano também resolveu mostrar que se preocupa com o futuro do planeta. Pela primeira vez desde que assumiu o pontificado, o Papa Francisco resolveu tocar na questão, publicando uma encíclica papap sobre o tema, alertando sobre os perigos para o qual a humanidade caminha, caso a destruição do ecossistema persista.
A primeira encíclica do papa Francisco sobre as mudanças climáticas foi divulgada nessa segunda-feira (15) pela revista italiana L’Espresso. Entretanto, a publicação do documento pelo jornal acabou tendo uma repercussão negativa no Vaticano.
Na versão divulgada do documento, que o Vaticano disse não ser a versão final, Francisco apela à humanidade para que mude o estilo de vida e o consumo de energia, sob pena de graves consequências. A divulgação oficial está marcada para quinta-feira (18).
Entre estes resultados está uma “destruição inédita do ecossistema” até o final deste século que, de acordo com o papa, “vai ter consequências graves para todos”. Ainda segundo o que foi revelado, Francisco defende que as alterações climáticas são um problema provocado principalmente pelo homem.
O jornal britânico The Guardian informou que o Vaticano solicitou aos jornalistas que não divulgassem os detalhes do documento, argumentando que não era a versão final e classificando o vazamento de informação como “um ato de sabotagem contra o papa”.
A verdade é que, independente da questão do vazamento da encíclica, é sempre bom saber que uma instituição que detém uma grande massa, como a igreja católica, está preocupada com questões deste tipo. Vale a pena lembrar, porém, que a preservação do meio ambiente não é um problema apenas de governantes e de grandes instituições, mas é também um problema nosso. Você já parou para pensar o que você está fazendo para preservar o planeta? Está separando o seu lixo adequadamente e dando o devido fim para ele? Tem ajudado na limpeza da cidade não sujando as ruas ou jogando lixo em bueiros? Já pensou na ideia de plantar uma árvore, por exemplo? Tem se preocupado em economizar água ou de não poluir os nossos mananciais?
Ideias simples como estas podem parecer pequenas, mas, se todos aderirem e colocarem-nas em prática, com certeza teremos um meio ambiente cada vez melhor e poderemos vislumbrar um futuro mais saudável para os nossos filhos e netos. E então: vamos começar? O planeta agradece!
Fotos: Reprodução