Você gosta de praia e adora mergulhos? Então, você mora no local certo! E para passar as férias em Fortaleza, não há passeio melhor que esse. Quer apreciar o mar cristalino não apenas no rasinho, mas indo além do que se pode ver normalmente? O No Pátio apresenta o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio.
O paraíso foi criado em 1997, por meio da Lei nº 12.717, e idealizado pela Fundação Netuno. A área é de 33,2 quilômetros quadrados e 10 milhas náuticas do Porto do Mucuripe – aproximadamente 18,5 quilômetros de distância. O paraíso, além de lindo, preserva espécies marinhas ameaçadas de extinção. Combinação perfeita de turismo, beleza e sustentabilidade, não é?
A criação da área veio com a intenção de proteger a vida marinha – tanto a alimentação, quanto a reprodução das espécies ameaças de extinção – resgatar a pesca artesanal feita pelos jangadeiros, pesquisar o desenvolvimento de programas de pesca e proporcionar um turismo subaquático. Quem for ao Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio vai encontrar belíssimos recifes submersos e a visibilidade para quem está no fundo do mar é impressionante!
A riquíssima biodiversidade pode ser vista de 15 a 30 metros. Um belo mergulho! A área total para o passeio submerso soma 33,2 Km². O turismo aquático é permitido em toda a área do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio, já que todos os pontos onde existem concentração de fauna e flora não submersas.
O visual mais que exuberante revela tartarugas, lagostas, cardumes, arraias e esponjas. Mas, para aventura-se nesse paraíso é preciso a companhia de um guia especializado. Fique tranquilo que existem excursões super organizadas para que ninguém deixe de ver o que existe de bom abaixo d’água!
Até os restos de um naufrágio de um acidente de avião são visto durante o passeio. Os grupos das excursões saem diariamente, bem pertinho do local onde os jangadeiros ficam concentrados, no finalzinho da avenida Beira Mar.
Quem gosta de água morninha vai amar o mergulho! A temperatura gira em torno dos 27 a 29°C, uma delícia! Para ir ao parque é preciso pegar uma embarcação, que parte do Porto do Mucuripe e em 50 minutos você chega nesse paraíso!
Mas, atenção! Pesca submarina, seja com compressor ou arpão, de arrasto, lavagem de tanques de navios e disposição de qualquer tipo de resíduos, captura de espécies, destinadas a aquariofilia e retirada de qualquer material do substrato local são terminantemente proibidas.
Se você acha que só os mergulhadores experientes podem desfrutar desse paraíso aquático em Fortaleza, está muito enganado! Os iniciantes podem sim ver as belezas do fundo do mar e receber o batismo em águas mais rasas. Então, você não querer perder essa, não é?
Foto: Reprodução