Na internet, todo mundo é livre para falar o que quiser. Só que muita gente confunde essa liberdade e acha que pode dizer ou fazer qualquer coisa que nada de mais vai acontecer. Infelizmente, cada dia mais e mais gente vê sua vida arruinada pela internet como consequência de atos que elas fizeram e foram parar nas redes sociais ou, ainda, frases e fotos publicadas por elas mesmas.
Confira a seguir algumas dessas histórias de quem teve a vida arruinada pela internet e bom, custa pensar pensar duas vezes antes de tentar ser engraçadinho ou fazer bobagem por aí e sair postando tudo nas redes sociais…
Justine Sacco
A relações públicas de uma grande empresa postou em seu Twitter, logo antes de entrar na aeronave, uma mensagem que mudaria sua vida para sempre. Ninguém entendeu que a frase “Estou indo para a África. Espero não pegar HIV. Brincadeira. Sou branca” era uma piada, por que, vamos combinar, não parece uma. Ao pousar, ela se deu conta do que tinha feito e das críticas que tinha recebido, mas já era tarde: ela foi sumariamente demitida.
A garota do cocô
Uma jovem sul coreana foi fotografada em um vagão de metrô. Nada de mais se não fosse pelo fato de seu cachorro ter feito cocô no chão e ela, não estar nem aí. Ela foi fotografada e a imagem viralizou nas redes sociais. Dizem que perseguição a ela foi tão forte que ela acabou largando a faculdade e viu sua vida arruinada pela internet.
Jennifer Ringley, a Jennicam
Jennifer foi uma das primeiras geeks a testar as webcams quando elas começaram a se popularizar, e transformar isso em uma forma de mostrar seu dia a dia. Ela ficou famosa com sua Jennicam, indo a vários programas de TV. Entretanto, com o tempo, ela passou a receber ameaças de morte e outras de seguidores mais ferrenhos. Quando vazou um vídeo no qual ela transava com o noivo de outra celebridade, foi a derrocada de vez para ela, que simplesmente desapareceu.
Walter Palmer
Você certamente lembra dele do episódio do leão Cecil. Pois é, ele é o dentista que matou Cecil enquanto caçava na África. Cecil era um leão famoso, pois era pesquisado e acompanhado por cientistas. A identidade de Walter correu o mundo, e as pessoas começaram a boicota-lo enquanto dentista. Walter chegou a ter sua licença suspensa.
Violentacrez
Talvez uma das histórias mais controversas de gente que teve a vida arruinada pela internet. Esse era o nickname de um dos responsáveis pelos conteúdos mais machistas de uma rede chamada Reddit. Entretanto, um dos subeditores do site tornou pública a verdadeira identidade do homem: Michael Brustch, um ex-gerente de programas para a Força Aérea e gerente de sistemas de computador. Ele foi sumariamente demitido, e chegou a ir se lamentar na tv. Isso por que sua esposa é deficiente e eles precisavam dos benefícios que o emprego dava a ele. A gente não sabe se fica feliz ou triste com isso tudo…
É difícil saber se eles foram ingênuos ou simplesmente tiveram o azar de estar na hora errada no local errado. E em muitos casos, uma bobagem foi punida com outra, visto que o internet shaming – o ato de humilhar alguém na internet – também não é nada legal. Portanto, bom pensar três vezes antes de sair postando por aí…
Fotos: Reprodução