Até os seis meses de idade, a Organização Mundial de Saúde recomenda que a amamentação seja a única alimentação do bebê, não sendo necessário oferecer nem água e nem chá.
Pensando nisso e em como aliviar o calor do seu filho, uma mãe de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, resolveu inovar e aproveitar o leite do seu seio para fazer um picolé de leite materno e refrescar o seu bebê.
Além de ajudar o bebê a sentir menos calor, o picolé também foi bastante útil para driblar o incômodo por causa dos dentinhos que começaram a nascer.
Hoje, a ideia se espalhou e é um verdadeiro sucesso entre as mamães, e bebês, que moram nos lugares mais quentes do nosso país.
Para fazer o picolé de leite materno é muito simples, basta tirar o leite do peito com uma bomba extratora, que não dói nada, colocar em forminhas caseiras ou próprias para picolés já higienizadas e depois levar ao congelador.
Não existem pesquisas sobre esse tema e por isso, existem algumas controvérsias quando o assunto é oferecer o leite materno de um jeito diferente da forma tradicional.
De acordo com a nutricionista Elisabete Kamiya, do banco de leite do Hospital Universitário de Campo Grande, o leite materno congelado continua com as mesmas propriedades do leite em estado natural. “O leite materno contém carboidratos como lactose e oligossacarídeos, além de gordura, proteínas e vitaminas”, informou ela.
Para a especialista Paula Serafin, enfermeira e doutoranda em estudos sobre leite humano, a mãe criou uma maneira divertida de alimentar o bebê sem deixar de dar o leite do peito que é muito importante para garantir a saúde do bebê e afirmou que gostou da ideia.
O mais importante aqui seria a higiene durante todo o processo de preparação do picolé desde a retirada do leite do seio, passando pela limpeza de tudo o que for usado, bomba extratora e forminhas, até o armazenamento do picolé de leite materno. As mãos também devem ser devidamente higienizadas.
Se você oferecer o picolé de leite materno para o seu bebê e ele não tomar todo o sorvete, nunca guarde de volta no congelador. O mais recomendado é que se jogue fora, mesmo que ele tenha tomado só um pouquinho, pois a saliva é repleta de bactérias e o leite pode estragar nessa coisa de congela, descongela e congela de novo.
E não se esqueça, antes de fazer qualquer mudança na alimentação do seu bebê, é essencial que você consulte o seu médico pediatra.
Fotos: Reprodução