Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal precisam terminar seus Planos de Controle de Poluição Veicular (PCPVs) até a data prevista, que é de 30 de junho!
Conselhos estaduais do meio ambiente irão avaliar o documento, a partir disso, gases que saem do escapamento de caminhões, ônibus, carros e motos, poderão ter uma diminuição considerável. Isto porque os estados terão independência para decidir soluções para tal redução.
“Essa autonomia é para a descentralização da política ambiental. Os conselhos estaduais são a melhor instância para julgar se as decisões estão adequadas para o controle da poluição”, comentou Rudolf Noronha, gerente de Qualidade do Ar do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Outros exemplos de medidas que os estados poderão tomar a partir do Plano de Controle de Poluição Veicular, seriam possíveis denominações de áreas para tráfego de veículos e com base nas placas, nomear horários específicos ou rodízios de carros para facilitar o trânsito.
Além de provocar sintomas prejudiciais à saúde dos seres humanos, alguns desses poluentes, dependendo da intensidade, podem até levar à morte e causar sérios danos na atmosfera.
Portanto leitores, fiquem ligados! Vamos torcer para que transformações estejam a caminho!