Planta tem o poder de fazer mais fotossíntese

EcoFriendly

A fotossíntese é realmente impressionante, um processo que transforma luz e CO2 em oxigênio e glicose é uma grande sacada da natureza. Mas a engenhosidade humana também é algo incrível. Pasmem com a possibilidade do homem ter descoberto um jeito de turbinar o processo através de uma planta que faz 30% mais fotossíntese que as outras.

A “superplanta” foi criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts 1, e é uma versão modificada de plantas do gênero Arabidopsis. Ela tem o poder de absorver mais luz e CO2, além de liberar mais oxigênio e produzir mais energia que os outros vegetais, ela é realm ente poderosa. Esse super poder vem de um elemento, o nanotecnologia. Os cientistas injetaram um metal raro, o nanopartículas de dióxido de cério, nos cloroplastos (estruturas da planta responsáveis pela fotossíntese). Essas partículas de metal são responsáveis por facilitar o fluxo de elétrons dentro do vegetal, o que acelera a fotossíntese. A injeção, até o presente momento, não provocou efeitos nocivos às plantas.

A ideia dos pesquisadores é criar grandes usinas com superplantas futuramente. Elas possuiriam a missão de sugar muito CO2 do ar, o que ajudaria a diminuir o aquecimento global. E ainda usariam a energia do Sol para produzir glicose (que depois seria convertida em eletricidade). De acordo com Michael Strano, engenheiro químico e líder do estudo, “Essa técnica tem potencial para melhorar muito a coleta de energia solar”. O projeto está gerando muita polêmica, pois segundo outros cientistas, os pesquisadores não revelam todos os detalhes envolvidos no processo.

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter