Que o k-pop, os doramas e a cultura coreana invadiram o Brasil e estão conquistando o mundo, isso todo mundo já sabe. Mas a criatividade asiática parece desconhecer o significado da palavra “limites” e o novo fenômeno mundial do k-pop é uma banda que sequer existe na vida real. Você já ouviu falar do PLAVE?
O PLAVE é o primeiro grupo virtual de k-pop a estourar no mundo. Ou seja, seus integrantes não são de carne e osso. Isso porque, na verdade, eles são animações que parecem saídos diretamente de uma webtoon ou história em quadrinhos. O curioso é que, em época de Inteligência Artificial, o grupo não foi criado utilizando a tecnologia. Isso quer dizer que desde a criação dos avatares digitais, passando pela animação, até a criação das músicas, coreografias e, claro, as vozes, foram pessoas reais que fizeram tudo.
O sucesso do PLAVE
Lançado em 2023, o grupo é formado pelos seguintes idols: Yejun, Noah, Bamby, Eunho e Hamin. Eles não apenas cantam e dançam, como também “compõem” as próprias músicas, fazem as coreografias, enfim, tudo aquilo que a indústria e o público exigem de um idol. E tudo isso só é possível graças à tecnologia da captura de movimento que, depois, se transforma em animação.
Hoje o grupo já tem dois EP’s lançados (“ASTERUM : The Shape of Things to Come” e “ASTERUM : 134-1”). Os vídeos do grupo contam com milhões de visualizações no Youtube, e eles já ultrapassam o sucesso de gigantes do k-pop como aespa, (G)I-DLE e NewJeans. A prova disso é o seu mais recente lançamento, o hit Pump Up The Volume, que está no topo da Melon’s Top 100, o principal ranking musical da Coreia do Sul.
A ideia não é nova, afinal, grupos como o Gorillaz também tinham um formato parecido no início de sua carreira. Mas nascer como um projeto totalmente digital, isso sim é novidade… E aí, o que você acha: inovador ou bizarro?
Fotos e vídeos: Reprodução