Polêmica: comercial da Perdigão de Natal é acusado de racismo

Entretenimento|Internet|Polêmica

Chega o fim de ano e sempre vem a mesma coisa: as propagandas de peru e Chester! hehehehe… E este ano a Perdigão resolveu repetir a campanha do ano passado em que doa um Chester ou peru para uma família necessitada por ave que for comprada. Acontece que o comercial da Perdigão no qual a campanha é divulgada acendeu uma discussão acalorada nas redes sociais, que acusou a campanha de ser racista.

O vídeo mostra a história de duas famílias: uma pobre que está jantando o Chester doado, extremamente agradecida pela doação. E outra, que também está consumindo a ave e felizes por terem feito também uma boa ação. Até aqui tudo bem, a ação de fim de ano da marca fica bem clara: para cada ave comprada outra é doada. O problema foi como o comercial da Perdigão representou essas famílias.

No vídeo, a família pobre é negra, e quem fala agradecida é a mulher. Já a família rica, que comprou a ave que gerou a doação, é branca. E quem fala orgulhoso da boa ação é um homem. Olha só o comercial:

Segundo usuários do Twitter, o problema foi justamente a representação. O comercial estaria reforçando o estereótipo de que famílias pobres são negras e chefiadas por mulheres.

Os usuários também deram sugestões do que poderia ter sido feito para que o comercial da Perdigão tivesse um resultado melhor:

E aí, o que você acha da polêmica?

Inscreva-se na nossa newsletter