Prepare-se para o natal

Comportamento

Natal é tempo de reunir a família, encontrar aqueles parentes que você não vê há meses, chamar os amigos e vizinhos para um jantar e conviver horas com pessoas de diferentes idades, gostos e hábitos! Se você for receber todo mundo na sua casa, então, a preocupação aumenta e muito! Já pensou em deixar o ambiente super agradável para os idosos, crianças, adolescentes, adultos, fumantes e não fumantes?

Além de tudo isso, claro, planejar cada detalhe da ceia: da entrada a sobremesa! Ufa! Ser anfitrião não é nada fácil e em noite de natal, então, nem se fala! O No Pátio preparou algumas dicas para você não fazer feio de jeito nenhum!

Anfitriões
Se a comemoração mais esperada do ano vai ser na sua casa, prepare-se para mostrar aos convidados um lugar acolhedor e hiper agradável! Primeiro faça uma lista de com os nomes das pessoas que pretende convidar – cuidado para não esquecer ninguém – e depois telefone ou fale com cada uma delas. Ah! Tudo bem que sem Internet ninguém vive mais, mas nem por isso perca a consideração e comece a fazer convites por e-mail ou por redes sociais. Isso não é nada educado!

Colocar amor no que você faz é o melhor caminho para ter sucesso nos projetos! Nas festas de final de ano isso não é diferente! Não precisa ter um cardápio mega luxuoso ou uma decoração muito extravagante! Um ambiente bem decorado, com luzes e enfeites natalinos já são o suficiente. Se quiser deixar ainda mais bonito, aposte nas velas!

Mas, se você adora os enfeites natalinos não tenha medo de ousar! Nada de ficar restringir esse tipo de decoração a sala! As louças também podem ser mais irreverentes nesse momento! Sabe aquela xícara com desenho de Papai Noel? Pode usar sim! Ah! Só tem uma coisa proibida: plástico. Nada de copos, pratos e talheres de plástico. Além de não ser elegante, ainda modifica o gosto da comida. Prefira os copos e pratos de louça, porcelana ou vidro mesmo. Os copos podem ser de tamanhos variados e em cores diferentes também!

Uma dica super legal é ter frutas naturais a disposição dos convidados, para que eles apreciem antes da ceia. Uma mesa bem colorida e com muitas opções enche os olhos de todo mundo!

 

Decoração
Deixe o espírito natalino tomar conta da sua casa! Enfeite bem todos os cômodos, mas cuidado com a extravagância! Ah! Nem precisa falar que uma boa faxina antes de toda arrumação da casa é lei! Certifique-se que os banheiros estão com toalhas suficientes e se há sabonetes. Você pode colocar decoração de natal até mesmo no lavabo!

Se você vai receber muitas crianças e alguns idosos, que tal retirar os tapetes dos cômodos onde há maior circulação? Assim, ninguém vai topar, cair nem sujar demais as peças – no caso dos pequenos.

Adereços
Os enfeites de natal devem ser usados com cuidado! Escolha um cômodo da casa para receber mais adereços que os outros. A sala, geralmente, é o local mais indicado para colocar a árvore e caprichar mais com velas, bonecos, e outros enfeites que você goste. No restante dos cômodos seja mais sutil e lembre-se que “menos é mais”.

Crianças
Essa é a hora em que os pequenos tem para matar as saudades dos primos, conversar sobre jogos, redes sociais, mostrar o que aprenderam na escola e brincar muito! Sendo assim, nada melhor que manter um espaço só para eles! Que tal uma salinha do jogos com muita comidinha que agrade o paladar infantil? Um playground também é uma ótima opção!

Fumantes
Essa é uma regra que vai depender muito dos donos da casa! Se você não suporta cheiro de fumaça de cigarro, seja bem claro e diga que não é permitido fumar no local. Claro, o convidado deve sempre seguir as regras! Mas, se você não gosta de radicalismos ou acha melhor agradar a todos, que tal determinar um local para a “hora do cigarro”? Só não esqueça de colocar vários cinzeiros perto!

Bebida
Por mais que você queira oferecer tudo  aos convidados, como bons anfitriões, lembre-se sempre que bebida alcoólica em excesso pode ser um grande pesadelo para os donos da casa e para os visitantes! Já imaginou o trabalho que alguns podem dar a você ou até mesmo a ressaca moral no dia seguinte? Para evitar constrangimentos, tenha sempre um bom estoque de sucos e refrigerantes. Se alguém beber demais e não tiver condições de pegar a estrada, o melhor mesmo é oferecer um quarto!

Ceia
Se você não tem muitos dotes culinários ou não dispõe de tempo suficiente para preparar um cardápio muito vasto, pode dividir essa tarefa com os convidados sem culpa! Peça para cada um levar um prato. Só tenha cuidado para não haver repetição de guloseimas. Faça uma lista e diga o que cada um pode levar. Ah! seja flexível também em relação ao horário em que a ceia será servida. Quando há crianças e idosos, então, o jantar pode ser colocado um pouco mais cedo!

Amigo secreto
Quando a família é muito numerosa e não existe a possibilidade de comprar presente para todo mundo, o melhor mesmo é fazer um amigo secreto. Como nem todo mundo tem intimidade o suficiente, é melhor que cada um leve um presente neutro e que o sorteio seja feito na hora!

Como esse “guia de sobrevivência” para anfitriões de primeira viagem, não tem como não ter uma ceia linda!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter