O que faz de uma princesa ser princesa é ela achar seu príncipe encantado, certo? Errado. Ao menos para um artista que decidiu retratar algumas princesas famosas de desenhos animados de uma forma bem peculiar. Ele recriou cenas icônicas das Princesas Disney sem os príncipes respectivos.
O artista chamado Saint Hoax afirmou que seu trabalho tinha uma visão feminista dessa história de princesa precisar de um príncipe para salva-la ou para selar o final feliz. E então ele decidiu recriar algumas cenas famosas das Princesas Disney, mas com uma diferença: no lugar do famoso príncipe encantado, estava a própria princesa.
Elas salvam a si mesmas e garantem seus próprios finais felizes. A polêmica é que a representação que o artista fez das Princesas Disney acabou suscitando uma discussão sobre incentivo à homossexualidade infantil, já que retrata duas mulheres se beijando – a princesa e ela mesma. E muitos conservadores começaram a questionar se de fato, essa é uma questão sobre o feminismo ou se é um incentivo à homossexualidade infantil.
Para Saint Hoax não tem nada de homossexual no seu trabalho, são Princesas Disney tornando-se independentes do estigma de que precisam ser salvas pelo príncipe encantado, mas parece que nem todo mundo entendeu direitinho o final da história. Esse projeto de Saint Hoax se chama “Save Yourself” (“Salve você Mesmo”, em português), mas ele também tem outros trabalhos igualmente polêmicos. No site e no Instagram do artista, podemos ver outras montagens com as próprias Princesas Disney, e personalidades como Madonna e Barack Obama.
Fotos: Reprodução/Saint Hoax