Quem nunca ficou pelo menos um pouquinho curioso sobre assuntos ligados ao ocultismo? Bruxaria, satanismo, magia negra… São assuntos tabus para alguns e extremamente curiosos para outros. Porém, nem sempre é fácil encontrar materiais sérios sobre temas como esses, o que faz com que muita coisa seja inventada. Como curiosidade é nosso nome do meio, a gente caçou na internet algumas Produções sobre ocultismo em suas variadas vertentes. E aqui entre nós: é cada coisa nesse mundo que só vendo para acreditar. Então, prepare-se e veja!
Aleister Crowley: The Wickedest Man in the World
Como o nome sugere, este documentário da BBC conta a história de Aleister Crowley. Considerado um “mago negro”, Crowley foi o fundador e profeta da doutrina Thelema. Uma curiosidade: ele apelidou a própria mãe de “a besta”.
Rasputin: The Devil in the Flesh
Grigori Rasputin foi um místico russo que muitos acreditam ser um sábio. Já outros, nem tanto. E é esse lado que Robert Eggers, diretor de A Bruxa tenta mostrar nesse documentário. O documentário tem ainda uma reconstrução de fatos para lá de assustadora.
Häxan: Witchcraft Tough the Ages
O filme data de 1922 e tenta ser um guia sobre bruxaria. Entrevistas, cenas de sabbaths, interrogatórios, tudo sobre bruxaria e inquisição acabam fazendo com o que fosse algo simplesmente documental ganhasse ares de filme de terror.
Satanism and Witchaft
Achou que em uma lista de produções sobre ocultismo , nomes como os de Ed e Lorraine Warren não apareceriam? Pois esse filme traz uma série de entrevistas com diversos nomes ligados ao ocultismo, dentre eles, o famosos casal de paranormais.
The Burning Times
O documentário é um verdadeiro relato feminista sobre a caça às bruxas durante a Idade Média. Ele traz ainda entrevistas com sacerdotisas que seguem a filosofia Wicca.
Infelizmente, muitas coisas sobre o tema estão em inglês e não têm legendas, mas, ainda assim, é bastante curioso de assistir. E, depois dessa lista de produções sobre ocultismo , até que dá para conversar com mais propriedade sobre o assunto, não é mesmo?
Fotos e vídeos: Reprodução