A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) criou um sistema para reaproveitamento de água, que possibilita redução de 27% nos gastos. A invenção deu tão certo, que recebeu o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto intitulado “Reuso da água de lavagem de roupas” surgiu através do casal Nicolau Priante Filho e Josita Correto Priante, que são professores da UFMT. Eles perceberam que faltava água em sua residência quando as roupas eram lavadas, a partir disso, criaram um sistema para reaproveitar a água da máquina de lavar em lugares que não precisam de água potável, como o jardim e a descarga sanitária.
Essa idéia aconteceu em 2005 e venceu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia. Estudos comprovaram que de fato, existe uma economia de água com a invenção do casal. Por isso, esse ano, com o apoio do CNPq, 40 residências de Cuiabá (MT), serão beneficiadas com o projeto.
Resumidamente, o sistema funciona dessa maneira: No lugar da água ser desperdiçada no esgoto, o equipamento armazena em um reservatário a segunda água que a máquina de lavar libera enquanto lava as roupas. Então, a água reaproveitada, é direcionada para as descargas e os demais lugares que o usuário achar necessário.