Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza desde ontem (4) um projeto que prevê multa de R$ 100 para quem jogar lixo nas ruas e avenidas da Capital. De autoria do vereador Capitão Wagner (PR), a proposta prevê que todo o valor arrecadado seria destinado ao Fundo Municipal de Limpeza Urbana.
A inspiração do projeto veio no Programa Lixo Zero implementado no Rio de Janeiro. Na primeira semana foram aplicadas 467 multas a pessoas flagradas jogando lixo nas ruas da capital fluminense, segundo balanço divulgado semana passada pela prefeitura.
No caso de Fortaleza, o projeto propõe também que, no caso de o infrator se recusar a assinar o auto de infração, o autuante poderá solicitar auxílio de força policial. O valor ainda vai reajustado anualmente, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA).
“A propositura em apreço possui o condão de iniciar no município de Fortaleza a mudança de cultura da população, com educação e punição aos infratores que jogarem lixo fora de lixeiros”, justificou o vereador ao jornal Diário do Nordeste.
Foto: reprodução